“Grupo de Prosa” é oportunidade de socialização na UBS Ulysses Guimarães
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Uma união de pessoas que buscam socialização e oportunidade de aprender o que, muitas vezes, a própria consciência não imaginava ser possível. Assim formou-se o “Grupo de Prosa”, criado há cinco anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ulysses Guimarães. Os encontros ocorrem a cada 15 dias, na própria UBS ou em residências de pessoas acamadas, ou que não teriam condições de sair de casa.
Idealizadora do projeto, a agente comunitária de saúde Elis Regina Ferreira dos Santos, intitula-se uma “apaixonada por educação”. Embora ainda não tenha concluído o curso de Letras, que precisou trancar após um ano e meio frequentando as aulas, ela não perdeu a paixão por ensinar. A princípio, o “Grupo de Prosa” seria destinado apenas a idosos, diante da necessidade identificada junto do colegiado da UBS. “Mas depois de algum tempo, passou a ser aberto para pessoas de todas as idades”, conta, destacando que mais de 200 munícipes já participaram das atividades.
Entre as ações, o grupo oferece leitura de poesias, artesanato e gincanas. “Basicamente, queremos que um entenda as dificuldades dos outros e ajude nesse sentido. É uma espécie de reintegração social”, explica. Descreve, ainda, que os momentos gratificantes vividos nos encontros são capazes de deixar de lado, por hora, as dificuldades e o cansaço de seu trabalho como agente comunitária de saúde.
“Defensores” do grupo
Segundo Elis, alguns frequentadores do “Grupo de Prosa” tornaram-se fiéis defensores das atividades. Ela lembra que uma das participantes passou a promover bazares mensais em sua casa para arrecadar materiais que utilizam nos encontros. “Ela estipulou esse vínculo e gosta de receber o grupo em sua casa. Oferece até almoço”, comenta, acrescentando que também recebem doações de profissionais da UBS e de moradores do bairro.
Algumas pessoas, cita a agente comunitária de saúde, chegam ao grupo duvidando de suas próprias capacidades. Com o tempo, isso muda. “Tem a dona Lourdes, que dizia não saber fazer nada. Queria tudo pronto, na mão. Hoje, ela pega alguma peça para desenvolver, pinta, não fica parada”, conta.
Como participar
De acordo com Elis, qualquer pessoa, independente da idade, pode participar das atividades do “Grupo de Prosa”. Para mais informações, basta comparecer à UBS Ulysses Guimarães ou ligar para o telefone (15) 3239-9563. O próximo encontro acontece no dia 18 de março.
Tags:Grupo de Prosa, Saúde, UBS
