O próximo domingo (24) será marcante na vida de 28 membros do grupo de corrida de rua da Prefeitura de Sorocaba. Os participantes disputarão a 22ª Maratona Internacional de São Paulo, com largada e chegada no Obelisco do Ibirapuera.
O evento reunirá milhares de corredores e caminhantes do Brasil e do exterior, divididos entre as provas de maratona (42,1km), de 15 milhas (24,1km) e 5 milhas (8,04km), além de uma caminhada de 2 milhas (3,2km).
A cabeleireira Erica Renata da Silva, de 36 anos, integra o grupo de corrida há quatro meses e vai participar de uma prova oficial pela primeira vez, na categoria 15 milhas. Confiante, percebe que as aulas deram suporte para participar de competições. “Vejo melhora a cada dia na minha performance e me deram coragem para correr. Espero superar e passar com força e resistência, concluindo mais esta etapa na minha vida”, diz.
Outra estreante em competições é a engenheira Ione Hayashida, de 48 anos, que há cinco meses treina com a assessoria da Prefeitura e aguarda, com ansiedade, a competição de mais de 40 mil metros. “A expectativa é carregada de emoções indescritíveis, como medo e insônia. Mas também dá um sentimento de alegria, motivação e realização”, conta.
Já a aposentada Helena Romão, de 60 anos, fará o percurso de pouco mais de 8 quilômetros e garante que só a presença já é uma vitória. “Não importa a distância, o que vale é estar lá, nesta experiência, junto dos nossos corredores”, afirma.
O cronograma oficial da prova começa com a largada da categoria “Elite Feminino”, às 6h50, seguida pela “Cadeirante”, às 7h15. Às 7h30 é a vez dos grupos “Elite masculino”, “Pelotão Premium”, “Atleta com Deficiência” e “Geral”. Somente a prova de 15 milhas terá local distinto para chegada, marcada para a Avenida Escola Politécnica, ao lado da Universidade de São Paulo (USP). Os atletas desta categoria contarão com ônibus gratuito de retorno ao Ibirapuera.
O grupo de corrida
As atividades da do grupo de corrida de rua da Prefeitura de Sorocaba são desenvolvidas desde outubro de 2015. Realizadas duas vezes por semana por técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), e voltadas para pessoas de todas as idades, as aulas envolvem avaliações físicas e assessoria de preparo para provas e práticas casuais.
Como diferencial, o grupo de corrida de rua utiliza o treinamento individualizado, onde cada aluno tem um programa preparado de forma específica, de acordo com o nível do atleta, limitações e objetivo.
Para fazer parte, os interessados devem comparecer ao Parque das Águas às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, ou aos sábados, das 7h30 às 9h, para poder efetuar cadastro e avaliação física.