Grávidas do Projeto GerAções participaram de festa de encerramento
Na tarde desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Sorocaba promoveu um encontro para encerrar as atividades do Projeto GerAções, em 2014. A festa reuniu, no Salão de Vidro do Paço Municipal, mais de 120 grávidas atendidas pela iniciativa municipal, além de servidores públicos.
Promovido pela Secretaria da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o GerAções tem como objetivo trabalhar com mulheres em risco social, assistindo-as durante todo o período de gestação e até um ano após o nascimento do bebê.
“É uma alegria estar mais uma vez aqui na festa de encerramento deste projeto que começou em 2006. O nosso objetivo é realizar um trabalho integrado no atendimento do pré-natal para poder atender todas as necessidades das gestantes. É muito importante fazer uma rede de proteção para essas mulheres”, ressaltou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.
O GerAções funciona nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Cajuru, Cerrado, Éden, Ana Paula Eleutério, Parque das Laranjeiras, Lopes de Oliveira, Maria Eugênia, Márcia Mendes, Mineirão, Nova Sorocaba, Jardim Simus, Paineiras, Parque São Bento, Jardim São Guilherme, Vila Barão, Vila Fiori, Vila Sabiá, Vitória Régia, Wanel Ville, Sorocaba 1, Nova Esperança e Ulysses Guimarães.
Para a presidente do Fundo Social, Maria Inês Moron Pannunzio, o projeto é maravilhoso. “Ano que vem quero estar mais próxima do GerAções e mais próxima das mamães para falar sobre o desenvolvimento infantil. É fundamental o primeiro ano de vida da criança. Parabéns a todos por esse projeto”, declarou.
Em 2014 foram realizados 425 encontros em grupo, 2.713 cestas básicas distribuídas, 1.289 encaminhamentos por UBS, 1.704 encaminhamentos por critérios de riscos (baixa renda, gestação não desejada, moradia precária, uso de drogas, entre outros) e 1255 atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Luziane Silva Barbosa de Souza, de 32 anos, participou da festa de encerramento do GerAções ao lado de seu filho Davi, de 5 anos. Moradora do bairro Nova Sorocaba, ela está grávida de 35 semanas de mais um menino, que se chamará Leandro.
A munícipe frequenta o projeto há 8 meses em todas as últimas segundas-feiras de cada mês na UBS Nova Sorocaba, ao lado de outras 15 mulheres. “Estou muito feliz, está me ajudando bastante. Apesar de eu já ser mãe do Davi, aprendi bastante coisa que eu ainda não sabia, com dicas para dar banho, amamentar e prevenir rachaduras nos seios”, comentou.
Além disso, participando do projeto ela ganhou enxoval para seu bebê. “E graças a Deus também tenho muitas amigas que fizeram doações e hoje tenho quase tudo para meu filho”, afirmou. Ela e seu marido, Luís Fernando, de 35 anos, vivem com uma renda mensal de R$ 800.
Ao final do encontro, as grávidas ganharam um certificado, enxoval do bebê e participaram de uma dança circular. Elas também conferiram uma apresentação de Street Dance com os adolescentes do Território Jovem Jardim Ipiranga.
Também participaram do encontro o vereador José Francisco Martinez e o secretário João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária).
Tags:Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Social, Projeto Gerações, Projeto Gerações
