Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/grande-jogo-marca-o-primeiro-dia-do-projeto-de-ferias-animazoo/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h56

Grande Jogo marca o primeiro dia do Projeto de Férias “AnimaZoo”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Teve início na tarde desta terça-feira (dia 19) o Projeto de Férias “AnimaZoo” no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Neste primeiro dia, 61 adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade, participaram do Grande Jogo, onde foram trabalhadas questões como a história dos zoológicos e especificamente do Zoo de Sorocaba, a conservação da natureza, o meio ambiente e a dengue.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o “AnimaZoo” tem como tema “As 5 funções do Zoo de Sorocaba” e o lema “Conservação ex-situ e in-situ o que é isso?”. O objetivo é apresentar aos adolescentes as cinco funções de um zoológico (Conservação, Pesquisa, Bem-estar Animal, Educação Ambiental e Lazer).

No Grande Jogo, divididos em grupos (verde, amarelo, azul e vermelho), os participantes tiveram que percorrer seis bases espalhadas pelo Zoo, em duas horas, cumprindo tarefas e descobrindo pistas em cada uma delas. Ao passarem pela última base, os adolescentes fariam o “resgate” de um animal, que daria nome à equipe. “Escolhemos a capivara, o cachorro-do-mato, o ratão-do-banhado e o teiú, que são os animais mais atropelados em Sorocaba”, explica a bióloga Peônia Brito de Moraes Pereira, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

Uma das bases do jogo estava próxima ao recinto das aves pantaneiras e o tema era dengue. Eles deveriam cumprir em até 30 minutos a tarefa elaborada pela equipe de Educação Ambiental do Zoo, que consistia na equipe retirar a água de alguns pneus, que poderiam servir como criadouro do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Para isso, eles deveriam pegar a água com esponjas e utilizar um funil para passar o líquido por quatro garrafas pets até depositar a água num balde. Ao final, eles teriam que desvendar uma pista que os levaria à próxima base.

Em outra base, numa sala completamente escura, a equipe do Zoo colocou 12 pedaços de uma frase e três chaves em “covas” (baldes) de animais extintos da natureza. Os adolescentes teriam que procurar todos estes objetos num tempo pré-estabelecido e formar a frase, que daria a pista para descobrirem a próxima base e prosseguir no jogo.

Isadora Marins Mello, 14 anos, moradora do Ibiti do Paço, participou do “AnimaZoo” em 2015 e quis repetir a experiência nas férias escolares deste ano, que termina no dia 25 de janeiro. “Ano passado trabalhamos com o tema lixo, foi bem legal, aprendi bastante e fiz amigos, por isso resolvi participar de novo”, comentou.

Quem também optou por fazer algo diferente nas férias foi Erick Teixeira, 13 anos, que mora no Centro de Sorocaba. “Meu amigo Henrique que me convidou para participar e eu topei. O assunto é interessante e eu gosto de natureza. Em casa só fiquei jogando videogame e vendo vídeos no Youtube”, confessou.

Programação vai até sábado

Nesta edição, o “AnimaZoo” terá parceria com o Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade (PNMCBio), já que uma das funções que o Zoo de Sorocaba tem é a de conservação da biodiversidade e da fauna. Isso não se dá apenas por meio dos animais que estão no parque (a chamada conservação ex-situ), mas também via pesquisas e parcerias com Unidades de Conservação que atuam visando à conservação dos animais na natureza (a chamada conservação in-situ), que é o caso do Parque da Biodiversidade.

Até sábado, os adolescentes participarão de uma programação especial, com jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, como Torta na Cara, Trilha na Mata e a tão esperada Madrugada Ecológica, que desta vez acontecerá no Parque da Biodiversidade. A ideia é levar os participantes a vivenciarem uma noite de aprendizado e aventura em um local que, assim como o zoo, tem grande importância para a conservação da fauna.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Segue a programação completa:

Dia 20 (quarta-feira) – Zoológico

13h30 – Recepção

14h – Trilha na mata do Zoo

15h – Lanche (grupos vermelho e azul)

Manuseio dos animais (grupos amarelo e verde)

15h30 – Manuseio dos animais (grupos vermelho e azul)

Lanche (grupos amarelo e verde)

16h – Jogo Cores da Biodiversidade

Dia 21 (quinta-feira) – Zoológico

13h30 – Recepção

14h – Desafio dos Bichos

15h – Lanche (grupos vermelho e azul)

Visita aos Bastidores (grupos amarelo e verde)

15h30 – Visita aos Bastidores (grupos vermelho e azul)

16h – Lanche (grupos amarelo e verde)

16h30 – Torta na Cara

Dia 22 (sexta-feira) – Parque da Biodiversidade

19h – Recepção

19h30 – Arrumar barracas e mochilas

20h30 – Lanche

21h – Apresentação do Parque da Biodiversidade, dos animais e da trilha

21h30 – Trilha Noturna

23h30 – Bate-papo sobre a Trilha

0h – Lanche coletivo e Festa a fantasia (TEMA: animais)

2h – Preparação para dormir

2h30 – Toque de recolher

Dia 23 (sábado) – Parque da Biodiversidade

7h – Toque de despertar

8h30 – Explicação da Blitz da Biodiversidade

9h – Coleta de lixo no Córrego da Campininha

9h30 – Jogo

10h – Blitz da Biodiversidade

10h30 – Desafio Final – Quiz

11h – Encerramento