GCM e população atuam para combater o uso de cerol
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Uma das brincadeiras mais antigas e divertidas, empinar pipa deve ser uma atividade de recreação, de socialização. Mas os perigos que o uso do cerol imprimem à emoção do cortar, podem trazer tristeza nas férias.
Janeiro chegou. É época de férias e de a criançada se divertir. E soltar pipas é uma das brincadeiras preferidas de quem tem nas ruas a companhia e a alegria da infância. Empinar pipas pode ser muito saudável e divertido, desde que realizada com segurança e em local apropriado.
Neste período a Guarda Civil Municipal (GCM) intensifica as ações de combate ao uso de linhas cortantes, também chamadas de cerol. A medida faz parte da campanha anual de conscientização “Cerol, corta essa”, que teve início em 10 de dezembro do ano passado e se estende até o retorno às aulas, no mês de fevereiro.
Dados da GCM registram, até o momento, 25 ocorrências envolvendo cerol e cortantes, das quais 5 foram autuadas. Do trabalho realizado diariamente pelos guardas civis, já foram apreendidas 63 latas de linha com cerol, 48 pipas e 2 recipientes de cola com vidro moído. Quem é flagrado com linhas cortantes, fazendo o uso, transportando ou comercializando esse tipo de material, é autuado e multado em R$ 1.500,00, com base na Lei Municipal 8471/08.
E a população é a maior parceira da GCM no combate ao uso do cerol. Segundo o comandante da corporação, Benedito da Silva Zanin, são as denúncias que colaboram para que as ações sejam ainda mais efetivas. Além disso, e justamente por se tratar de uma atividade corriqueira neste período, com pontos mapeados de conhecimentos dos agentes, o monitoramento das áreas tornou-se bastante efetivo.
Para denunciar o uso de cortante, venda ou preparo do material, o cidadão pode ligar diretamente para a Guarda Municipal pelo número 199 ou pelo 3212.9400
Para o comandante Zanin, a segurança das pessoas passa, também, pela garantia de que as crianças e as comunidades possam caminhar pelas ruas com tranquilidade. Ele lembra que não somente motociclistas e usuários de bicicletas estão sujeitos ao perigo. Conforme explicou, qualquer pessoa andando na rua pode se tornar alvo de uma linha esticada e que não seja percebida. “A garantia do lazer com segurança é nosso dever de protetor e direito de todos. Por isso estamos atentos no combate ao uso do cerol. A vida é muito preciosa e nós sabemos desse valor”, garantiu.
Quer se divertir?
Siga as dicas e aproveite as férias, porque na hora de soltar pipas é importante :
- Escolher lugares abertos e longe da fiação elétrica, onde não haja grande acúmulo de pessoas.
- Nunca soltar pipas perto de ruas e avenidas movimentadas, que oferecem risco de atropelamento.
- Jamais soltar pipas em áreas próximas de pistas de pouso e decolagem de aeronaves.
- Em hipótese alguma fazer o uso de linhas com cola e caco de vidro (cerol)
Colaborou: GCM Pedro Moron Gagliardi / Relações Comunitárias
