Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/ginasio-de-nova-escola-recebe-fechamento-lateral-em-alvenaria/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h25

Ginásio de nova escola recebe fechamento lateral em alvenaria

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Unidade de ensino no bairro Nova Aparecidinha terá 16 salas, com capacidade para atender a 960 alunos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), dá sequência aos trabalhos de construção da escola municipal que fica na Rua Luiz Almeida Marins, no bairro Nova Aparecidinha. O ginásio esportivo começou a receber o fechamento lateral em alvenaria.

A cobertura conta com 135 telhas, sendo que 90 delas de 10 metros em cada extremidade e 45, de 8,20 metros no centro. Na lateral também foram colocadas mais 38 telhas metálicas e seis peças plásticas transparentes, para garantir a entrada de iluminação natural.

Também estão sendo construídos os alicerces dos vestiários, cujos banheiros terão acabamento de pisos e azulejos, além de completa acessibilidade. O ginásio vai contar com arquibancada e a quadra terá piso industrial polido, para receber jogos nas modalidades de futsal, basquete, voleibol e handebol.

No interior do prédio da escola, o serviço de colocação de pisos está sendo realizado nas salas de aula do andar térreo. Duas salas, das oito salas já estão prontas. No pavimento superior, todas as oito salas estão com piso e os corredores também. A escola está coberta e o pátio externo terá escadaria que poderá ser usada como uma pequena arquibancada.

O novo prédio escolar terá 2.240 m² de área construída, com capacidade para atender 960 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em 16 salas de aula. A previsão para entrega da obra é novembro deste ano. Todo trabalho é monitorado por funcionários da Semob, com o apoio da empresa Sistema Pri Engenharia, que faz o acompanhamento de obras públicas.

Após finalizada, a obra terá garantia de cinco anos contra defeitos que possam ser verificados posteriormente e venham a comprometer a qualidade, durabilidade e segurança dos usuários da unidade escolar.