Nesta quinta-feira (dia 1), a partir das 9h, acontece no auditório do Parque da Rocha Moutonée, em Salto, o 3º Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Representantes de 27 cidades devem participar.
O evento visa promover a troca de experiência entre os municípios que integram a RMS, e propor ações conjuntas que possam viabilizar a implantação de políticas socioambientais para a região.
No encontro será dada continuidade à discussão sobre o manejo da fauna silvestre e a criação de um Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), ou um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na RMS. A proposta surgiu no primeiro encontro do grupo, realizado em maio no Sesc Sorocaba.
O Cetas, por exemplo, é responsável por receber animais silvestres provenientes de ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares. Existe, inclusive, a Instrução Normativa nº 169/2008, de 20 de fevereiro de 2008, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que diz que as instituições responsáveis por receber, marcar, avaliar, reabilitar e destinar animais silvestres são os Cetas ou os Cras.
Atualmente, as unidades mais próximas a Sorocaba estão localizadas na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, e de São Paulo, no Parque Ecológico do Tietê. Um dos locais que acaba fazendo este papel na região é o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”; mas esta não é sua atribuição. O zoo de Sorocaba tem função de Conservação, Pesquisa, Bem-estar Animal, Educação Ambiental e Lazer.
Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba apresentará o Projeto “Refúgios da Biodiversidade” e haverá discussão sobre o manejo de espécies invasoras.
Com dois anos de existência, a RMS se apresenta como instrumento legal para dar conta da integração entre os 27 municípios que a compõem. Ela nasceu sob o entendimento de que é necessário que os municípios debatam seus problemas e, quando for o caso, se organizem para a resolução de forma conjunta. No campo socioambiental, o entendimento de consenso é de que os problemas e as ações nessa área não podem ser aprisionados em uma fronteira de município, Estado ou País.
O Parque da Rocha Moutonée está localizado na Rodovia Rocha Moutonée, s/nº, em Salto.