Gestores ambientais da RMS trocam experiências em encontro
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Gestores ambientais de municípios que integram a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) se encontraram nesta quarta-feira (11), no auditório do Sesc Sorocaba, para trocar experiências e ideias sobre políticas socioambientais que podem ser desenvolvidas em conjunto pelas cidades. O evento foi idealizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em conformidade à programação do 3º Fórum de Sustentabilidade da RMS, promovido pela Associação dos Profissionais em Recursos Humanos de Sorocaba e Região (APRH) e Sesc Sorocaba.
O encontro foi mediado pelo titular da Sema, Clebson Aparecido Ribeiro, e pelo assessor técnico da pasta, Gabriel Bittencourt. Como exemplo de iniciativa adotada visando aos benefícios ambientais, Sorocaba apresentou o projeto Refúgios da Biodiversidade, no qual são criadas “ilhas” de manejo controlado na vegetação às margens de rios e lagos, propiciando um ambiente adequado para desenvolver espécies arbóreas, proteger e alimentar exemplares típicos da fauna, em especial, as aves.
Ribeiro assinalou que eventos assim são fundamentais para colocar em pauta as principais ações ambientais trabalhadas pelos municípios, além de poder integrá-los no contexto da RMS. “As ideias que mostramos aqui não necessariamente serão copiadas, mas podem inspirar. É bom nos conhecermos melhor no contexto da Região Metropolitana, do ponto de vista ambiental”, apontou.
Para Bittencourt, o encontro foi bastante especial, já que se trata de ser o primeiro do tipo entre gestores ambientais, desde a regulamentação da RMS. “Mas pretendemos que seja o primeiro de muitos. É bacana esse intercâmbio de ações. Às vezes algumas (ações) são tomadas isoladamente pelo municípios, mas podem trazer ainda mais benefícios se pensadas em conjunto”, argumentou.
Ao final do evento, um texto base com os assuntos discutidos foi aprovado, tornando-se uma espécie de “Carta” do encontro.
Tags:Gestores ambientais da RMS, meioambiente
