Gestão da demanda reduz fila por tratamento odontológico em 36%

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A fila de espera por tratamento de canal era considerada um problema crônico do Serviço de Odontologia da Secretaria da Saúde de Sorocaba, mas nos últimos meses uma força-tarefa com intervenções de gestão e estratégia de atendimento teve um resultado considerado muito positivo, acabando com a demanda reprimida nas três unidades de saúde que tinham as maiores filas da cidade. No contexto geral do município, esta primeira ação – em apenas três, das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade – resultou em uma redução de 36% das pessoas que aguardavam agendamento com endodontista.

Para o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno, o trabalho desenvolvido comprovou que é possível reorganizar a rede de saúde e melhorar o atendimento à população com ferramentas e ações de gestão eficientes, focadas na qualidade dos serviços. “A equipe trabalhou bastante e de maneira eficiente, alcançando um resultado muito positivo. Agora a mesma estratégia será ampliada para mais unidades”, comentou Moreno.

As três UBSs escolhidas para dar início ao projeto foram as localizadas no Parque das Laranjeiras, Júlio de Mesquita (Sorocaba 1) e Jardim Rodrigo, cada uma com mais de 300 guias aguardando agendamento. De abril a julho, com uma reavaliação de guias e mudanças no sistema de marcação, com assinatura de um compromisso de comparecimento pelo paciente e a organização dos atendimentos em uma única sessão, a fila de espera acabou. As próximas unidades escolhidas para a intervenção foram Ana Paula Eleutério (Habiteto), Cerrado e Ulisses Guimarães, cada uma delas acumula entre 100 e 200 guias para endodontia.

Conforme a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sorocaba, que funciona na Policlínica, Denise Piccini, o trabalho começou com uma requalificação das guias que estavam esperando por atendimento de canal. Antes da ação, eram 3.280 guias represadas e ao final de três meses o total da cidade caiu para 2.098 guias, 36% de redução.

Isso foi possível com uma reavaliação dos casos por dentistas nas próprias unidades dos bairros. Uma parte das indicações não se confirmou e aquelas que foram, de fato, constatadas como demandas da endodontia tiveram uma orientação dos pacientes, assinatura de um termo de compromisso e o agendamento do tratamento.

“Destacamos três endodontistas para atender essas unidades e o papel de todos os dentistas envolvidos nesta etapa foi muito importante porque os pacientes passaram a chegar já orientados para o tratamento em uma consulta só”, destacou. Atualmente, a demanda da UBS Sorocaba 1 é zero, no Laranjeiras é de 18 guias e no Jardim Rodrigo, de 44, números para agendamento dentro do mês.

Tags:, ,