Gestão compartilhada na Saúde garante mais uma ambulância ao Samu
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
Após a iniciativa do prefeito José Crespo de implantar a gestão compartilhada nas Unidades Pré-Hospitalares Oeste e Norte, os profissionais concursados desses locais foram remanejados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192 (Samu). Com o ganho de mais sete médicos e três enfermeiros, foi possível colocar mais uma ambulância de Suporte Avançado (UTI móvel) rodando em prol da população desde a última segunda-feira (11).
Através dessa nova ambulância, o Samu agora conta com sete unidades à disposição da população, sendo duas de Suporte Avançado e cinco de Suporte Básico. Além de outras cinco viaturas da reserva técnica. De acordo com a coordenadora médica do Samu, Dra. Kátia Kaam Salvestro, as ambulâncias de UTI móvel, também chamadas de “alfa”, são usadas em acidentes mais graves que necessitam do atendimento médico e também para transferências inter-hospitalar.
A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, comemora essa nova conquista que foi possível por conta do projeto de gestão compartilhada. “O intuito sempre foi de fortalecer nossas UBSs, mas fico feliz de ver que essa gestão também conseguiu melhorar o atendimento de urgências, tanto nas UPHs, como no Samu. Quem ganha é a população”, ressalta a secretária.
Gestão Crespo conquista mais duas ambulâncias para o Samu
O prefeito José Crespo conquistou mais duas novas ambulâncias para a frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em uma articulação junto ao então ministro da Saúde Ricardo Barros, quando ele esteve em Sorocaba no mês de março deste ano, que foram entregues para uso da população no dia 5 de julho de 2018.
Durante a visita do presidente da República, Michel Temer, para a entrega de 300 ambulâncias a 219 cidades, realizada em Sorocaba, o prefeito e o seu secretário de Saúde na época cobraram do ministro e do presidente as razões para que os sorocabanos não tivessem sido contemplados com veículos e houve então a promessa de uma entrega posterior, em julho, o que ocorre nesta quinta-feira.
As novas ambulâncias integram o programa de renovação de frota. Portanto, substituíram ambulâncias com mais de cinco anos de uso. Com essa renovação, os dois veículos mais velhos foram substituídos pelos novos e a reserva técnica foi aumentada com os dois veículos mais velhos.
De acordo com a secretária de Saúde, Dra Marina Elaine Pereira, a reserva técnica é o reforço e segurança para que a cidade não fique desassistida, caso os veículos atuantes precisem de manutenção.
José Crespo destaca que o pedido ao Ministério da Saúde vem sendo reforçado desde que assumiu sua gestão em 2017. “Este governo tem como principal objetivo a melhoria da saúde pública em Sorocaba. Eu pessoalmente solicitei ao presidente Temer essa atenção especial à doação desses dois veículos”, explica o prefeito.
Sorocaba está em plano para aquisição de mais 2 viaturas
A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, revela que a atual gestão da Secretaria de Saúde está com plano para adquirir mais duas viaturas para reforçar a frota do Samu. Este aumento será possível através de emenda parlamentar que aguarda ata de registro de preço do Ministério da Saúde.
Marina Elaine Pereira conta que o empenho diante dessa gestão vem sendo intensificado cada vez mais para trazer melhorias. “Em 2018 conquistamos duas ambulâncias e até 2019 mais duas poderão ser conquistadas, por meio dessa emenda. Ampliar serviços de saúde à população é sempre algo gratificante”, ressalta a titular da pasta da Saúde.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Saúde
