Gestantes fazem passeata na Vila Sabiá para alertar sobre o Aedes aegypti
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Com palavras de ordem, “fora zika” e “não deixe a dengue te pegar”, um grupo de gestantes do Projeto Futura Mamãe, mantido pela Secretaria da Saúde (SES), por meio da Unidade de Saúde da Família da Vila Sabiá, saiu às ruas do bairro na tarde desta quinta-feira (10), para conscientizar a população no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, como também das febres zika e chikungunya. Além de gritar e interagir com os moradores elas também levaram cartazes.
Para a coordenadora do projeto, Sueli Maria Ribeiro, a proposta de sair às ruas com as gestantes é justamente impactar a população. “Queremos alertar para esse problema que aumenta a cada dia”, explica. Sueli pontua ainda que o projeto acontece toda quinta-feira, e outras ações como panelaço e apitaço deverão acontecer também.
Grávida de cinco meses, do segundo filho, a controladora de acesso Lídia Regina da Costa, 25 anos, conta que nesse momento é importante que toda a população se conscientize no combate aos criadouros do mosquito da dengue. “Percebo que muitas pessoas não fazem a parte delas, com isso vejo a necessidade de nos unirmos cada vez mais e temos que sair às ruas para alertar a população.”
A dona de casa Patrícia de Cássia da Silva, 31 anos, está grávida de sete meses e espera por um menino. Ela, que já tem uma filha de 14 anos, diz que principalmente as grávidas estão preocupadas nesse momento, em que os casos de zika aumentam a cada dia em todo o País. “Não só por estar grávida, mas a situação é perigosa pra todo mundo, por isso temos que conscientizar para que todos eliminem os criadouros do mosquito”, conta.
Participaram ainda da passeata as agentes comunitárias de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem, bem como a médica que faz o acompanhamento das gestantes. Na próxima quinta-feira (17), às 14h, haverá nova atividade, quando o grupo saíra novamente às ruas para chamar a atenção da população.
