GCM trabalha para garantir um Natal mais seguro
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
É época de festa, de confraternizações, de presentear as pessoas que gostamos. O comércio funciona até às 22h, de segunda a sábado, e também abre em horário alternativo aos domingos.
E, para que nada atrapalhe esse clima de alegria e tranquilidade, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) estão empenhadas na Operação ‘Natal Seguro’, que teve início no início do mês e segue até a véspera de Natal. Com equipes distribuídas pelas ruas e praças centrais, nos corredores comerciais dos bairros e nas áreas de shopping, a operação visa oferecer ao cidadão uma maior sensação de segurança, possibilitando que a celebração das festas de final de ano sejam mais tranquilas.
Mesmo assim, como forma de colaborar neste trabalho de prevenção e combate à criminalidade, a Guarda Civil Municipal solicita o apoio da comunidade. Por meio de ações simples, mas que permitem potencializar a efetividade da atuação dos agentes de segurança da cidade.
Levando-se em consideração que nos centros comerciais, o registro de casos está vinculado a furtos de bolsas, carteiras e celulares, é indicado que as pessoas estejam mais atentas. “Os marginais aproveitam qualquer momento de distração do consumidor, para agir, por isso, é importante ficar de olhos bem abertos”, explica a GCM Simone Liuti Rosa, chefe do setor de Relações Públicas.
A distração é realmente a pior inimiga, por isso, a GCM dá algumas dicas de segurança, que ajudam a evitar as ocorrências:
-
Bolsas e mochilas devem ser carregadas a frente do corpo, nunca nas costas ou lateral.
-
Homens devem colocar as carteiras nos bolsos da frente.
-
Não falar ao celular enquanto caminha na rua. Se for necessário fazer ou atender uma ligação, entre numa loja.
-
Nunca deixe objetos de valor dentro dos carros. Isso chama a atenção dos meliantes.
-
Prefira usar cartões de débito, para não portar dinheiro.
-
Não abra carteiras e nem exiba dinheiro no meio da rua.
-
Oriente as crianças para, em caso de se perderem dos pais ou responsáveis, para que procurarem um guarda ou policial uniformizado.
Ao chegar ao centro ou área comercial com crianças, além de segurá-las pelas mãos o tempo todo, é importante mostrar-lhes quem são os agentes de segurança, os GCMs e os PMs. Assim ficam familiarizadas com a figura por meio de seus uniformes e, em caso de se perderem, elas saberão a quem solicitar ajuda. “Nós passamos um rádio e avisamos todas as equipes quando uma criança está perdida. Mediante a explicação dos pais, fica mais fácil localiza-la e obter sucesso”, reitera a GCM Liuti.
Outra dica para quem vai sair em férias e deixará a casa sozinha. Avise um vizinho sobre o tempo em que ficará fora e alerte sobre movimentações estranhas, caso ocorram. Peça para que as correspondências sejam recolhidas, suspenda a entrega de jornais e mantenha bem fechadas portas e janelas.
Essas são dicas que ajudam bastante o trabalho da PM e da GCM. E o resultado pode se traduzir em boas lembranças do Natal.
