Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/gcm-recebera-novas-viaturas-em-julho/
Acessado em: 01/12/2025 - 09h56

GCM receberá novas viaturas em julho

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

A Guarda Civil Municipal (GCM) terá vinte novas viaturas a partir de julho. Os novos veículos são da marca Toyota, modelo Etios, totalmente equipados, de acordo com as necessidades da GCM.

De acordo com o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, a renovação da frota é um pedido antigo da GCM. “O prefeito Antonio Carlos Pannunzio determinou que fosse dada uma atenção especial aos equipamentos da GCM, que é considerada uma das melhores do país”, diz o secretário.

Os novos veículos serão equipados com GPS, para que possa haver o registro dos horários dos serviços do veículo, como data hora e local de chegada e também de partida. Além disso, o equipamento deve mostrar o tempo estimado de viagens realizadas, controle de paradas, percursos e distâncias realizadas pelos veículos diariamente.

Em 2013 a Prefeitura de Sorocaba recebeu 19 veículos da Câmara Municipal. “Essas unidades tiveram uma participação importante, mas a frota da GCM envelhece muito rápido”, afirma o secretário João Leandro.

No dia 20 de maio o prefeito Antonio Carlos Pannunzio já entregou três viaturas da marca Toyota, modelo Hilux,  que fora incorporadas à frota de serviços da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). As unidades substituíram outras viaturas antigas, mantendo o número de seis unidades no trabalho diário da GCM.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal possui noventa veículos motorizados, sendo 47 carros e 43 motos.

Economia

Assim como as novas viaturas da ROMU, as vinte unidades do modelo Etios serão adquiridos por meio de locação vão gerar economia cofres públicos. “Lembramos que manutenção de veículos que rodam muito, como é o caso das viaturas da GCM, que realizam patrulhamento, é muito cara. O desgaste é muito grande”, afirma João Leandro.

Num primeiro momento a impressão é de que o custo é alto. “Mas diluído ao longo do contrato, vamos verificar uma economia com manutenção, troca de peças, de pneus, com o seguro que é muito alto para viaturas”, avalia o secretário de Governo e Segurança Comunitária.

Outro ponto apresentado é sobre a quebra de veículos. “Todas vez que houver um dano ou que a viatura estiver impossibilitada de rodar, a mesma será substituída imediatamente, ou seja, sempre teremos uma frota em boas condições de rodar e fazer o patrulhamento na cidade”, afirma João Leandro.

A assistência será de 24 horas, com plantão para atendimento e socorro do veículo locado. A substituição deverá ser feita no prazo máximo de três horas, a partir da comunicação em razão de acidentes, revisão, reparos mecânicos, má conservação e condição de segurança.

Quando em viagem para fora do município, a substituição deve ser feita em até doze horas. A troca de óleo/lubrificantes, filtros e demais suprimentos também é de responsabilidade da locadora.

Três empresas participaram da licitação, realizada por meio de pregão eletrônico. O menor valor foi de R$ 839 mil. O contrato assinado é de doze meses.