GCM recebe viaturas e equipamentos do programa “Crack, é possível vencer”
Em uma solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (11), no estacionamento do Paço Municipal, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio fez a entrega oficial à Guarda Civil de Sorocaba dos equipamentos provenientes do Programa Crack, é Possível Vencer. Foram dois ônibus equipados com câmeras de videomonioramento, quatro viaturas tipo Voyage, quatro motocicletas, cem armas de condutividade elétrica, além de sprays de pimenta.
Conforme destacou o prefeito, Sorocaba recebeu os equipamentos por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. “É muito importante essa parceria, sem a qual não teríamos as condições adequadas para essa ação. O combate ao narcotráfico é um desafio do qual ninguém está isento. Precisamos ter a coragem de enfrentá-lo e estamos fazendo isso”, disse o prefeito.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, que coordena o programa “Crack, é possível vencer” no município, explicou que Sorocaba se habilitou em março de 2013 e que os equipamentos e viaturas recebidos hoje serão utilizados prioritariamente em ações a serem desenvolvidas nas regiões de bairros como Nova Esperança e Parque Laranjeiras. “São áreas de maior vulnerabilidade onde os Guardas Municipais irão atuar. Eles receberam mais de 160 horas de treinamento e aprenderam, por exemplo, a distinguir o traficante do usuário”, explicou.
O Programa trabalha com três eixos estruturantes – Prevenção, Cuidado e Autoridade – que pretendem traduzir essa articulação para combater o problema. Estão diretamente envolvidos nesse processo as Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e de Governo e Segurança Comunitária.
Neste processo, a GCM busca estabelecer laços de confiança com a comunidade e estimular a mobilização social em torno da solução dos problemas de criminalidade e de violência que afligem a localidade. Durante 2014 aconteceu a capacitação de 30 agentes multiplicadores e mais 80 guardas preparados para desenvolver o projeto. Os demais integrantes da corporação receberam o mesmo treinamento, ministrados pelos agentes já habilitados.
Participaram da solenidade os vereadores Rodrigo Manga, Fernando Dini e Muri de Brigadeiro, além dos secretários municipais João Leandro da Costa (Governo e Segurança Comunitária), Roberto Juliano (Administração), Mauricio Freitas (Negócios Jurídicos), Francisco Moko Yabiku (Esportes), Aurilio Caiado (Fazenda), Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos), Rubens Lara Hungria (Planejamento) e Antonio Benedito Silveira (Mobilidade, Obras e Desenvolvimento Urbano), além do Corregedor Geral, Gustavo Barata.
Tags:Combate às Drogas, Combate às Drogas, GCM, GCM, Governo, Governo, Saúde, Saúde, Segurança Comunitária, Segurança Comunitária
