A partir desta sexta-feira (31), a Guarda Civil Municipal (GCM) dá início à sua “Operação Finados 2014”, reforçando as ações preventivas de patrulhamento nos cemitérios municipais. O trabalho se estende até o horário de encerramento das atividades nesses locais, no domingo (2).
O objetivo da operação é o de garantir tranquilidade ao público que frequenta esses espaços por meio da ação de proteção comunitária. Este é um período em que o volume de visitantes nos cemitérios aumenta consideravelmente.
Segundo o comandante da CGCM, Benedito da Silva Zanin, toda ação contará com patrulhamento e pontos de estacionamento, ou seja, além de ter uma equipe destacada especialmente para a área interna dos cemitérios, outra estará rondando as imediações a fim de coibir delitos ou atividades clandestinas. “Se alguém se sentir constrangido ou ameaçado por indivíduos suspeitos, deve acionar a GCM no local ou pelo telefone 32129400 ou 199”, explica.
Zanin salienta que os visitantes devem evitar locais ermos para estacionar seus veículos, estar alerta com as crianças, devido à grande movimentação de pessoas, bem como não deixar objetos de valor à mostra no interior dos automóveis ou ostentar relógios, celulares, joias ou bijuterias que possam chamar a atenção de mal intencionados. Outra sugestão do comandante está relacionada ao cuidado pessoal. Devido às altas temperaturas, aliadas à pouca umidade do ar, é ideal que o cidadão visite os cemitérios logo no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais ameno. Com isso, evita-se a possibilidade de mal súbito devido o calor. Zanin lembra que não é difícil em datas e eventos específicos a GCM atender a casos desta natureza. “A precaução ainda é o melhor remédio”, destaca.
Colaborou: GCM Liuti – Relações Comunitárias