GCM localiza descarte irregular de material tóxico
Na manhã desta quarta-feira (15), a Guarda Civil Municipal localizou aproximadamente mil lâmpadas fluorescentes descartadas irregularmente numa área pública no bairro Cajuru do Sul.
Durante o patrulhamento de rotina pelo bairro, uma guarnição da Patrulha Escolar Comunitária se deparou com uma grande quantidade de caixas e lâmpadas fluorescentes descartadas de forma inadequada tomando parte da Rua Carmen Vieira Rodrigues e de uma área pública.
Um agente ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (sema), que compareceu ao local, constatou a irregularidade já que as lâmpadas oferecem risco de contaminação do solo, lençol freático e fauna por mercúrio metálico, um produto altamente tóxico. O produto deveria ter sido descartado em local apropriado.
O caso foi apresentado no 6º D.P. do Éden e classificado como Crime Ambiental, de acordo com a Lei 9605/98 Art. 54 – Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A apuração sobre a responsabilidade e aplicação das medidas administrativas está a cargo dos órgãos competentes.
Colaborou: GCM Liuti
Tags:GCM, GCM, Governo, Governo
