GCM intensifica campanha contra uso do cerol

Por: Aline Lima Programa de Estágio - Supervisão Neide Barbosa

A Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), o Grupo de Formação Cidadã (GFC), Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) e o Canil Municipal de Sorocaba promovem neste sábado (21), no Jardim Nova Esperança (Zona Oeste), uma ação preventiva contra o uso de cerol. A campanha “Soltar pipa com cerol não é brincadeira” terá sua continuidade até o fim do mês.
De acordo com a GCM, Sorocaba não registrou nenhum acidente com cerol este ano, mas no ano passado foram 52 apreensões com esse tipo de material.
Com as férias escolares de julho, o fluxo de crianças, jovens e adultos que soltam pipa é ainda mais intenso em praças e parques, e, por conta disso, a GCM vem realizando o patrulhamento preventivo com maior intensidade nesses locais, assim como atividades pedagógicas por meio de palestras, a fim de diminuir esse tipo.
Segundo a Lei nº 8.471/2008 de 16 de maio de 2008, que proíbe a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição de cerol (mistura de cola e vidro moído) ou de qualquer material cortante usados para empinar pipas no Município de Sorocaba, e ainda autua o infrator com uma multa de mil reais, além da apreensão do material. Quando se tratar de infrações praticadas por menores, assumirão as conseqüências dos seus atos, os pais ou responsável legal.
Quem flagrar o uso de cerol na brincadeira pode acionar a Guarda Municipal pelo número 153.

Tags: