GCM faz nova apreensão de cerol, mesmo com campanha

 

Em plena vigência da campanha “Cerol, Não Empine Essa Ideia!”, a Guarda Civil Municipal (GCM) fez novas apreensões de cerol no fim de semana e três pessoas foram autuadas pelo uso indevido do cortante. Após denuncias ao Centro de Operações e Inteligência (COI), no final da tarde do sábado (24) e do domingo (25), patrulhas da GCM conseguiram interceptar, no primeiro caso, um adolescente de 15 anos tentando esconder uma lata com linha cortante na Rua Vicente Miranda, no bairro Santa Marina II. A responsável pelo jovem foi localizada e identificada, sendo devidamente orientada e notificada quanto à aplicação de multa. 

No segundo caso, uma guarnição da Patrulha Comunitária surpreendeu um grupo de pessoas que estariam usando o material cortante na área em frente ao Paço Municipal. Ao se aproximarem do local, os GCMs notaram que várias pessoas deixaram o espaço rapidamente, o que resultou em ação com a apreensão de 7 latas com linha cortante e 2 pipas. Uma criança de 11 anos e um rapaz de 23 foram flagrados fazendo uso de cerol. Após a localização da responsável pelo garoto, ambos foram devidamente orientados, sendo lavradas as respectivas notificações de autuação.

A GCM mantém a atenção às áreas de concentração de crianças e jovens soltando pipas, mas necessita da colaboração da comunidade que tem denunciado as ações. As apreensões do final de semana ocorreram justamente por meio dessa parceria com a população, que informou a GCM que, por sua vez, conseguiu obter sucesso em mais investida com o uso de cerol em pipas. 

A Guarda Civil salienta que o uso, a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição de cerol (mistura de cola e vidro moído) ou de qualquer material cortante usado para empinar pipas é proibido no Município de Sorocaba, conforme dispõe Lei Municipal nº 8471/08, sendo os casos de flagrante sujeitos a aplicação de multa no valor de R$ 1.483,97.

O apoio da população é fundamental para que acidentes decorrentes do uso indevido destes materiais sejam evitados, denuncias podem ser feitas pelos telefones 15 32129400 e 199 (Defesa Civil/ GCM).

 

Tags:, , ,