Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/gcm-faz-apreensao-de-pipa-com-cerol-em-dois-bairros/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h37

GCM faz apreensão de pipa com cerol em dois bairros  

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: GCM

Em duas abordagens realizadas nesta quinta-feira (07), a Guarda Civil Municipal (GCM), em patrulhamento preventivo pelo bairro da Barcelona e no Jardim Ipiranga, apreendeu 06 pipas e 09 latas de linha com cerol, que é uma mistura de cola com vidro moído.

Em plena campanha de combate ao uso do cortante, que é um perigo a motociclistas e transeuntes, a GCM mantém uma fiscalização mais intensa em áreas conhecidamente preferidas para a prática da brincadeira de empinar pipas. A campanha de conscientização “Cerol, corta essa” teve início em 10 de dezembro do ano passado e se estende até o retorno às aulas, em fevereiro.

Parte da ação aconteceu quando uma equipe da ‘Patrulha Bike’, em ronda pela rua Haiti, avistou indivíduos soltando pipa. Ao notarem a aproximação dos guardas, todos fugiram deixando para trás três latas de linha com cerol e 02 pipas. Todo o material foi apreendido.

No mesmo dia, uma guarnição da GCM em patrulhamento pelo Parque Ipiranga abordou um grupo que também soltava pipas. Ainda acabou descobrindo que ali havia o uso do cerol. O trabalho dos guardas foi de orientação e explicação acerca dos perigos que o uso do produto pode significar, para o próprio usuário. Ali foram apreendidas 06 latas de linha com cerol e 04 pipas.

Em menos de um mês da campanha “Cerol, corta essa”, já foram registradas 38 ocorrências, com 95 latas de linhas com cerol apreendidas e 64 pipas recolhidas. Foram aplicadas 08 multas, cada uma no valor de R$ 1.636,52.

Soltar pipa é uma brincadeira divertida e muito bacana. Mas é importante brincar com responsabilidade. Por isso, na hora de soltar pipa:

 

 

Para a Guarda Municipal, a população pode ser a grande parceria no combate ao uso do cortante. Para denunciar, o cidadão deve entrar em contato com o telefone 156 da Prefeitura de Sorocaba, ou ligar diretamente na GCM pelos telefones: (15) 3212 9400 e 199 (Defesa Civil).