GCM e Polícia Civil desenvolvem Operação “Cidade Segura”

Após um período de levantamento de dados e estudo em busca de estratégias de ações, a Guarda Civil Municipal (GCM), juntamente com a Polícia Civil, iniciou nesta segunda-feira (23) a Operação Integrada “Cidade Segura”.

Por meio de ações sociais e operacionais, a atividade visa prevenir atos criminosos, baixar os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população, garantindo ao cidadão o direito de usufruir dos espaços públicos, segundo a razão para as quais foram criados; como é o caso das praças e jardins.

Neste sentido, então, a ação da GCM e da Polícia Civil faz cumprir as diretrizes das Leis de Posturas Municipais que regulamentam esse uso e ocupação dos espaços, garantir a proteção e dar condições dignas às crianças e adolescentes que se encontrem em condições de risco; fazer cumprir a Leis Municipais que proíbem qualquer tipo de arrecadação financeira e comércio nos cruzamentos, colaborando com a sensação de segurança de condutores e transeuntes,  garantindo a livre circulação de pedestres e condutores e evitando, assim, qualquer interrupção no trânsito.

Com a participação da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), a operação percorreu os principais pontos apontados como críticos e foram realizadas ações de abordagem e busca de antecedentes criminais; prisão de procurados pela Justiça; encaminhamentos de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou psíquica às instituições especializadas, desobstrução dos espaços públicos e o levantamento da população de rua da cidade.

Todas as pessoas encontradas em situação de vulnerabilidade social foram transportadas para uma área de triagem onde foram ouvidas e, em seguida, encaminhadas aos respectivos órgãos de acordo com a vontade e necessidades imediatas de cada um.

O trabalho resultou no cadastramento de 68 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dentre estes, 18 solicitaram ajuda e, voluntariamente, foram encaminhados para o Programa de Atendimento da Sedes; os demais liberados. Apenas um cidadão foi encaminhado ao Plantão Policial pela Polícia Civil, por possuir mandado de prisão por furto.

A Operação “Cidade Segura” acontecerá semanalmente, sem datas ou locais pré-definidos.

Tags:, , , , , , ,