GCM divulga números do primeiro trimestre
Corporação realizou 4.989 atendimentos e fez 3.687 patrulhamentos no primeiro trimestre de 2015
Pelos indicadores da Guarda Civil Municipal (GCM), que serão publicados na edição desta sexta-feira (10) do Jornal Município de Sorocaba, os três primeiros meses do ano foram movimentados. Isso, porque além de sua atuação no que diz respeito à segurança dos próprios públicos, como escolas e unidades de saúde, a GCM também desenvolve ações preventivas, educativas e coibitivas em apoio ao cotidiano da população.
Por meio de patrulhamento, ou em atendimento a chamadas direcionadas ao Centro de Operações e Inteligência (COI), os guardas municipais fizeram 4.898 atendimentos, com mais 3.687 patrulhamentos pela cidade.
Os dados, elencados no relatório das atividades da GCM, mostram que foram atendidos 54 furtos qualificados, realizada a abordagem e verificação de 957 indivíduos suspeitos, enquanto 115 cidadãos receberam algum tipo de auxilio. No atendimento aos estudantes, foram feitas, até agora, 915 travessias.
No dia a dia, com o apoio do COI, por meio de denúncias ou nos patrulhamentos, a GCM ainda recuperou 50 veículos produtos de furto ou roubo, deteve 30 procurados pela Justiça e outros 23 por pichação.
Por conta da campanha “Cerol, não empine essa ideia”, os guardas apreenderam 33 linhas com cortante, além de pipas e outros materiais.
Neste primeiro trimestre o volume de drogas apreendidas também chama a atenção. Resultado de programas como o de Patrulha Comunitária e de videomonitoramento, foram recolhidas 20.400 porções de entorpecentes, contra 45.569 do trabalho do ano passado inteiro. Foram 5.534 porções de crack, 991 de maconha e 13.875 de cocaína. A GCM computou a detenção de 156 adultos e 90 adolescentes em Ato Infracional, boa parte relacionada ao tráfico de drogas. A corporação também participou de 59 operações integradas com as Polícias Civil e Militar.
