Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/gcm-detem-pichadores-em-tres-noites-seguidas/
Acessado em: 01/12/2025 - 11h24

GCM detém pichadores em três noites seguidas

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Numa ação que contou com a colaboração da comunidade, por meio de denúncia, e noutra flagrada pelo sistema de Vídeo-monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI), guardas civis municipais detiveram três homens promovendo pichações. O primeiro caso foi registrado pela Guarda Civil Municipal (GCM) na noite da última terça-feira (30), no Jardim Sandra, e o segundo na madrugada desta quarta-feira, dia 1 de julho, na área central.

Uma equipe da Patrulha Bike foi acionada por populares na região do Jardim Sandra e durante a averiguação constatou que um grupo de jovens agia na Praça do Trabalhador pichando o espaço comunitário. Em poder de um jovem de 19 anos foi encontrada uma lata de tinta azul e um rolo de pintura.

Durante a madrugada o COI captou por meio de suas câmeras dois homens pichando a Casa do Turista instalada ao lado da Estação Ferroviária, na Avenida Afonso Vergueiro. No local, uma guarnição da Patrulha Comunitária deteve dois homens em flagrante, de 28 e 29 anos, que admitiram o crime. A ação foi acompanhada pelo operador de câmeras da central. As latas de tinta spray utilizadas por eles foram localizadas dentro de um latão de lixo.

De novo

Um caneta de ponta grossa, um poste e um contêiner. Isso poderia ser título de livro, mas, na verdade, são os elementos de uma fórmula que não funcionou muito bem para outros dois homens, um de 20 e outro de 26 anos, que faziam pichação no Boulevard Braguinha, no centro.

Na madrugada desta quinta-feira (2) a dupla foi detida pela Guarda Civil após terem sido flagrados pelas câmeras do COI. Acionados pela central de monitoramento, guardas da Patrulha Comunitária detiveram os indivíduos na Praça Ferreira Braga. Com eles havia três pincéis atômicos utilizados na ação e, apesar da insistente negativa de um deles, as imagens registradas no COI deixaram clara a responsabilidade de ambos no ato de crime ambiental.

Em todos os casos, os envolvidos foram levados ao Plantão Policial Sul e autuados em flagrante com base no artigo 65 da Lei Federal 9605 e enquadrados na Lei Municipal nº 7460/2005, que dispõe sobre ação de pichadores e cartazeiros. A penalidade administrativa é de multa no valor de R$ 3.018, 98, que é aplicada em dobro nos casos de dano a monumento histórico.

Colaborou: GCM Liuti – Relações Comunitárias