GCM apresenta balanço de atuação no primeiro semestre de 2015
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Com o encerramento do primeiro semestre de 2015, a Guarda Civil Municipal (GCM) já registrou um número de apreensões de drogas equivalente a cerca de 64% de todas as apreensões no ano passado inteiro. Para o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o resultado positivo obtido no semestre é fruto da maior eficiência no trabalho da GCM, que teve melhoria de equipamentos oferecidos à corporação.
Em 2014, as ações da GCM culminaram com 45.569 porções de entorpecentes retiradas de circulação. De janeiro a junho deste ano, já foram 29.257. Do volume de drogas apreendidas, foram 18.518 porções de cocaína, 7.452 de crack e 3.287 de maconha.
Os números fazem parte do Indicador de Atividades que a Guarda Municipal emite mensalmente e que traz, ainda, registros de atendimentos à população nas mais diversas situações, como combate ao uso do cerol, localização de veículos furtados, travessia de escolares ou apoio ao Samu, por exemplo.
Neste semestre, os agentes da GCM já atenderam a quarenta casos de pichação. Houve uma queda de 23 casos no primeiro trimestre (janeiro a março) para dezessete ocorrências entre os meses de abril, maio e junho.
Em plena vigência da campanha “Cerol, não empine essa ideia”, a Guarda Municipal também fez 58 operações que resultaram na apreensão de 78 latas de linha cortante e 85 pipas contendo o mesmo material. Em abordagens por atitude suspeita, os guardas averiguaram e liberaram 1.824 pessoas. Detiveram 323 adultos – 59% do total de 547 de 2014, e 163 menores em ato infracional, cerca de 37% do número do ano passado, quando foram detidos 441.
O gráfico produzido pela GCM ainda aponta que os veículos recuperados somam 73, um índice de 94% relacionando-se as apreensões de 2014, quando as ações resultaram em 78 carros retomados após furto ou busca e apreensão. Além desses, também foram apreendidos 77 veículos em decorrência de irregularidades.
Com uma atuação comunitária e de proteção cidadã, a GCM também participa de ações integradas com outros agentes de segurança. No período foram 101 atuações do gênero. Além disso, auxilia na travessia de estudantes (2.447 vezes), e apoia o trabalho de organismos públicos como o Samu (504 oportunidades).
Mais efetivo e equipamentos
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio lembra que no mês de maio, a Ronda Ostensiva Municipal – equipe de elite da GCM -, recebeu três novas viaturas, modelo Hilux, da marca Toyota, que já estão sendo usadas no policiamento. E que no mês de fevereiro, a Guarda Civil Municipal também recebeu dois ônibus equipados com câmeras de videomonitoramento, quatro viaturas tipo Voyage, quatro motocicletas, cem armas de condutividade elétrica, além de sprays de pimenta, pelo programa “Crack, é possível vencer”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Pannunzio diz que a GCM terá ainda mais melhorias no segundo semestre. Em breve, outras 20 novas viaturas serão entregues à GCM e outros 40 novos guardas – que estão finalizando a Academia – serão incorporados ao efetivo de policiamento da Guarda Civil Municipal.
