GCM aprende 255 pipas e linhas com cerol no feriado de Sorocaba
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
A corporação reforça o pedido aos pais ou responsáveis, que orientem os filhos para que não usem linhas com material cortante
A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou na última segunda-feira (15) a apreensão de 141 pipas e 114 linhas com material cortante, na região do Paço Municipal. Na ocasião foram registrados ainda dois autos de infração. Com isso, desde o começo do ano a GCM fez 575 apreensões do tipo e emitiu 14 autos. Ou seja, quase a metade (45%) do total de ocorrências em 2016 foram constatadas no feriado de aniversário de Sorocaba (15 de novembro).
Diante disso, a GCM reforça o pedido aos pais ou responsáveis, que orientem seus filhos para que não usem linhas com material cortante, pois há risco de acidentes graves e até fatais. O objetivo da GCM, por meio dessas ações de caráter preventivo e educativo, principalmente com as crianças e adolescentes, é coibir o uso ilegal do cerol e de linha cortante do tipo “Chilena”.
Os adultos que forem flagrados comercializando, armazenando, ou distribuindo cerol ou qualquer material cortante para empinar pipas, estão sujeitos a autuação e multa no valor de R$ 1.636,52. O valor dobra em caso de reincidência. Quando se tratar de infrações praticadas por menores de 18 anos de idade, os pais ou responsáveis assumirão as consequências, conforme prevê a Lei Municipal 8471/08.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones (15) 3212.9400 e 199 (Defesa Civil) ou ainda pelo site www.sorocaba.sp.gov.br , no link “Central de Atendimento”, clicando nas opções “Cidadãos”, “Segurança Pública” e “GCM – Guarda Civil Municipal”.
