GCM apreendeu dezenas de latas de linha com cerol no domingo
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Apreensão ocorreu em eventos que reuniram cerca de oitocentas pessoas em competições irregulares. Ação da GCM pode ter evitado tragédias.
Após denúncias anônimas, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a apreensão de 78 latas contendo linhas com material cortante e 65 pipas com linha com o mesmo material em dois eventos organizados, neste de domingo (21), nos bairros de Aparecidinha e Jardim Santa Paula. Irregulares, as atividades tiveram, inclusive, promoção pelas redes sociais e chegaram a reunir mais de quinhentos participantes, segundo cálculos dos agentes de segurança.
As equipes da guarda municipal chegaram aos locais e flagraram crianças, jovens e adultos reunidos em torno de competições de corte de pipas, num incentivo à disputa e ao uso de cerol.
Em Aparecidinha, num campo de futebol localizado na Rua João de Melo, assim que as viaturas chegaram houve corre-corre e a dispersão total do público que, pelo caminho, foi jogando latas e todo tipo de material usado nas disputas. Ali, foram contabilizadas quase cinquenta latas com linha embebida em material cortante e, ainda, cinquenta pipas com a referida linha. Não foi possível a detenção dos responsáveis pelo evento. Entretanto, justamente, pela identificação da competição com assinatura de convite, estes deverão ser enquadrados de acordo com a lei.
No bairro, segundo os GCMs, a comunidade se mostrou indignada com a falta de responsabilidade dessas pessoas, submetendo a população ao risco de acidente, além do total descumprimento e desrespeito à legislação vigente na cidade.
Santa Paula
Simultaneamente, no Jardim Santa Paula, viaturas foram encaminhadas para atender denúncia de outro evento com o propósito de reunir pessoas para soltar pipas com uso de linha cortante. Ali, a Guarda Civil Municipal encontrou outras trezentas pessoas reunidas com o fim de competir na derrubada de pipas. O que mais chamou a atenção foi a presença de motociclistas, ciclistas e veículos que se dispersaram do local com a chegada da guarnição. Todo o material foi abandonando no local: 28 pipas e quinze rolos com linha.
A Campanha “Cerol, Não empine essa ideia” é realizada desde 2008 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Guarda Municipal, sempre nos períodos que antecede as férias escolares. As ações constituem em monitoramento intensificado das áreas de maior concentração de crianças e jovens, sendo que as orientações e fiscalizações visando conscientizar a população sobre os perigos e o risco do uso do cortante se mantém até o retorno das aulas. Mesmo assim, durante todo o ano, a GCM faz palestras, usa de teatros e animações para tratar do assunto, levando informação às escolas e empresas.
Desde o início da campanha, no último dia 15 de junho, já foram apreendidas 78 latas e carreteis com linha cortante, além de 85 pipas. Apenas um representante legal de menor foi notificado.
A GCM salienta que a brincadeira pode ser alegre e divertida, desde que sejam observadas as seguintes orientações:
* Nunca utilizar material cortante na linha (cerol e linha chilena)
* Soltar pipas sempre em locais abertos, longe de fiação elétrica, de vias de grande fluxo de veículos e distante de áreas de pouso e decolagem de aeronaves. Deve-se evitar, também, os locais altos como lajes e telhados que oferecem risco de quedas.
A população tem se tornado uma aliada muito importante no cuidado com a vida. Essa parceria, por meio de denúncia, tem contribuído para o sucesso nas ações de combate ao uso, fabricação e comercialização do cerol ou material cortante. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 3212.9400 e 199 GCM/Defesa Civil.
Colaborou: GCM Liuti / Relações Comunitárias
