Gatunos Crew faz apresentação gratuita no Centro de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

12.899 pessoas prestigiaram as atrações do Projeto “Viva a Cultura”, de janeiro a junho deste ano

 

Nesta quarta-feira (dia 15), às 15h, a Prefeitura de Sorocaba promove mais uma edição gratuita do “Viva a Cultura”, projeto oferecido pela Secretaria da Cultura (Secult). Quem for à Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, vai conferir a apresentação artística do grupo de break dance Gatunos Crew.

Formado por jovens de Votorantim, o Gatunos Crew surgiu dentro das atividades dos Núcleos de Cultura da cidade e explora a harmonia, os efeitos e a batida da música, tendo a dança como ferramenta.

O Projeto “Viva a Cultura” teve início em julho de 2013, com o “Viva o Centro”, e na sequência foi criado o “Viva a Praça” e o “Viva o Bairro”, promovendo atrações artísticas gratuitas em espaços públicos à população de Sorocaba.

 

Público 2015

De janeiro a junho deste ano, a Secretaria da Cultura contabilizou um público de 12.899 pessoas, que prestigiou 133 atrações artísticas levadas a diferentes localidades de Sorocaba, entre apresentações musicais, dança, teatro, circo, mágica, contação de história, exibição de filme, entre outras. Todas as apresentações são selecionadas pela Carlos Madia Produções Artísticas, Rariz Cultural e a Gávea Empreendimentos Culturais, empresas responsáveis pela produção do projeto.

O objetivo do “Viva a Cultura” é promover a cultura na cidade, potencializando a participação popular e fortalecendo a relação do sorocabano com outros espaços de convivência. Outra característica do projeto é a valorização da produção cultural local, já que as apresentações contam com a participação de dezenas de artistas, principalmente de Sorocaba.

No Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, de janeiro a junho, a Secretaria da Cultura promoveu 22 apresentações musicais aos domingos pela manhã, que foram prestigiadas por 5.215 pessoas. O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, recebeu no mesmo período 18 shows aos domingos à tarde, conferidos por 2.894 pessoas. Para atender estes dois espaços, que recebem semanalmente centenas de pessoas, a Secretaria da Cultura oferece shows para os mais variados públicos.

Para Jaqueline Gomes, secretária da Cultura, tanto o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, como o Parque das Águas são estratégicos na execução de programas culturais, justamente pela quantidade e diversidade de público que os frequentam. “Têm as características ideais de localização e espaço livre, além de congregar uma enorme demanda de famílias”, enfatiza.

De abril a junho, a Secretaria da Cultura também promoveu o “Viva a Cultura” nos bairros de Sorocaba. Neste período foram contemplados o Ana Paula Eleutério, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Éden, Nova Esperança, Nova Sorocaba, Vila Formosa, Vitória Régia e Jardim Santa Bárbara. Foram 65 atrações, promovidas aos sábados e domingos, conferidas por 2.787 pessoas destas comunidades.

Já no Centro, de abril a junho, foram realizadas 13 apresentações na Praça Frei Baraúna aos segundos e quartos domingos do mês, que foram prestigiadas por 567 pessoas. Outro local a receber o “Viva a Cultura” foi a Praça Coronel Fernando Prestes, às quartas-feiras à tarde. No local, 953 pessoas conferiram as nove apresentações gratuitas.

O Projeto “Cena de Cinema” atingiu 483 pessoas em seis edições que ocorreram de abril a junho nos bairros Jardim Ipiranga, Herbert de Souza, Central Parque, Parque dos Espanhois, Inhayba e Vila Helena. Foram exibidos os filmes “Operação Big Hero”, “A Origem dos Guardiões” e “Megamente”, com toda a estrutura de assento para 150 pessoas, tela gigante e sistema de som de cinema.

De acordo com a Secretaria da Cultura, para este segundo semestre, de julho a novembro, a previsão é atender os seguintes locais com o “Viva a Cultura”: Vila Sabiá, Parque São Bento, Jardim Santa Bárbara, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Vitória Régia, Nova Esperança, Éden, Nova Sorocaba, Vila Formosa, Centro e Campolim. Já o “Cena de Cinema” acontecerá nos bairros: Cajuru/Jardim Rubi, Jardim Casabranca, Jardim Jatobá, Jardim São Guilherme, Jardim Refúgio, Parque das Águas, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Vila Haro, Casarão de Brigadeiro Tobias e Parque dos Espanhois.

Tags: