Fundo Social realizará 33 festas de Natal para seis mil crianças

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

A campanha ‘Natal Dourado: Arte e Magia 2015’ promoverá, durante dezesseis dias de dezembro, um total de 33 festas para seis mil crianças de 41 entidades assistenciais do município. O anúncio da programação das atividades previstas para este ano foi feito na tarde de ontem (9), durante o lançamento da Campanha, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio.

O Natal Dourado é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba e do Banco do Brasil. Há mais de vinte anos, essa parceria proporciona festas e presentes para crianças das entidades assistenciais.

O Banco do Brasil realizará a tradicional campanha interna com clientes e colaboradores, arrecadando recursos com a venda de cupons de uma rifa de dois televisores. Os aparelhos foram doados pelo Carrefour.

Durante o lançamento da campanha, Márcio Burgarelli, representando o superintendente do Banco do Brasil, Fernando Leite Carvalho, agradeceu a oportunidade da participação do Banco do Brasil no projeto. “Nós nos sentimos gratificados em poder participar desta parceria de sucesso, que leva alegria e brilho nos olhos de tantas crianças”.

O Natal Dourado deste ano também conta com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, que será a responsável pela compra dos presentes das crianças: livros de literatura infanto-juvenil. Os livros respeitam a faixa etária e consideram dificuldades visuais e auditivas das crianças. Os títulos são: “Tem História na Caixinha”, da escritora sorocabana Rosaura Mello; “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum; “Espantaxim e o Castelinho Mágico – apresentando os personagens” e “Castelinho Mágico de Trovas” (sonoro), de Dulce Auriemo; “A Girafa do Pescoço Curto” (sonoro), de Regina Drummond, e “Dudu da Breka” (sonoro), de Claudia Cotes.

Elaine Marucci falou sobre a participação da Fundação Toyota do Brasil no Natal Dourado deste ano. “A Fundação Toyota acredita em projetos que multiplicam e que agregam valores na vida das pessoas. Nós acreditamos no trabalho que vem sendo feito nesta gestão do Fundo Social e, por isso, temos investido nos seus projetos”.

A participação da Toyota não para por aí. Elaine anunciou a participação dos colaboradores da empresa como voluntários durante os dias de festa.

Em cada festa, as crianças receberão um kit contendo um lanche saudável e nutritivo. As festas começam no dia 1º e seguem até o dia 16 de dezembro, sendo: duas festas para quatrocentas crianças de 4 a 12 anos no Teatro Municipal, no dia 4 de dezembro. Neste dia, a atração artística será o show de Dulce Auriemo, cuja apresentação contém os personagens temas de suas canções e protagonistas das histórias dos livros que as crianças irão ganhar nesse dia.

Serão realizadas outras 31 festas nas entidades assistenciais, que serão animadas com Contação de Histórias por Rosaura Mello e Vívian Catenacci, além de uma apresentação musical.

Expectativa

A assistente social Berenice Mathias, do Dispensário Irmã Sheila – uma das entidades beneficiadas – falou da expectativa para a festa deste ano. “O ano passado foi muito bom porque em nossa unidade temos o cantinho da leitura. As crianças leram os livros que receberam e depois realizamos uma troca de livros entre eles. O fato da festa ser realizada na própria unidade propiciou a participação das mães, que se sentiram mais gratificadas que as próprias crianças. Estamos muito animados para a festa deste ano”.

A presidente do Fundo Social, Maria Inês Pannunzio, falou da alegria em poder proporcionar, por mais um ano, a festa de Natal. “Esperamos que sejam dias de muita festa, alegria e amor para as crianças. Este evento acontece porque contamos com o apoio de patrocinadores, secretarias municipais e voluntários, aos quais agrademos muito”.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, caracterizou o projeto como ação de responsabilidade social. “Além de ser uma ação que traz alegria, ela é inclusiva, pois abrange crianças em situação de vulnerabilidade e os presentes consideram faixa etária e crianças com deficiências. O Fundo Social está de parabéns por promover um Natal menos consumista e que trabalha cultura com as crianças”, disse.

Além do Banco do Brasil, da Fundação Toyota e do Carrefour, os outros apoiadores da festa de Natal deste ano serão: MRV-Engenharia, Grupo São João, Pipocas Clac, Trio Alimentos e Gráfica Cistiam.

Os eventos também contarão com apoio da Guarda Civil Municipal, que levará a algumas instituições o Teatro de Fantoches, os Palhacinhos da Alegria, Pintura facial e o Cão Terapeuta.

O evento de lançamento do Natal Dourado reuniu autoridades, patrocinadores, parceiros, voluntários e representantes das entidades, entre eles: Edith Di Giorgi, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social; Vagner Carrilho, gerente de Relações do Governo do Banco do Brasil; Márcio Barbosa Burgarelli, gerente geral da agência Além Ponte do Banco do Brasil; Elaine Nicol Marques Marucci, representando a Fundação Toyota do Brasil; Fernanda Ribeiro, gerente comercial do hipermercado Carrefour; Augusto Barbiero, coordenador de engenharia da MRV, e Pedro Paiffer, representante comercial do grupo São João.

Breve Histórico

O Fundo Social de Solidariedade reformulou, a partir de 2013, o Projeto do Natal, que passou a chamar-se Natal Dourado: Arte e Magia. Arte, pela importância da mesma na humanização das pessoas, e Magia pelo resgate do verdadeiro sentido do Natal.

Em 2013, os presentes foram brinquedos confeccionados pelos artesãos de Sorocaba, o que resultou em produtos com mais qualidade e durabilidade, ao mesmo tempo em que promoveu e incentivou o artesanato local. Os brinquedos consideraram faixa etária e gênero.

Em 2014, com o objetivo de colocar foco sobre a importância da leitura desde o primeiro ano de vida, os presentes foram livros de literatura infanto-juvenil, além de atrações artísticas e Contação de Histórias.

Tags:,