Fundo Social realiza formatura de alunos das Escolas de Qualificação

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) realiza nesta sexta-feira (11), às 18h, no salão de vidro do Paço Municipal, a Formatura de 115 alunos das Escolas de Qualificação Profissional de Moda, Beleza e Construção Civil. Na ocasião, 45 alunos dos cursos de Pedreiro, Revestidor e Encanador; além de dez alunas do curso de Manicure e Pedicure e outras sessenta alunas do curso de Corte e Costura receberão certificado.

As Escolas de Qualificação Profissional consistem em projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo que, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, formam e capacitam cidadãos maiores de dezoito anos em cursos gratuitos de curta duração, proporcionando inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho à população, em especial as de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. As Escolas também contribuem com a formação de futuros empreendedores.

Localizada no bairro “Júlio de Mesquita”, a Escola de Construção Civil oferece aulas teóricas e práticas em cursos de Pedreiro, Encanador e Assentador de Pisos e Azulejos. Disponibiliza apostilas, camisetas, materiais e possui espaços que reproduzem os ambientes de trabalho desses profissionais, propiciando o melhor desenvolvimento das técnicas. Ao final deste curso, os alunos recebem uma bolsa auxílio se estiverem desempregados.

Já a Escola de Moda está localizada na Uniten do bairro do Éden e oferece curso básico e avançado de corte e costura por meio de uma parceria com o SESI. Durante o curso, as alunas aprendem a manusear diferentes máquinas de costura: reta, overlock, galoneira. As alunas realizam atividades para o desenvolvimento de habilidades básicas de costura, reconhecimento de tecidos, materiais e acabamentos, planejamento de corte no tecido e confecção de peças de vestuário. A Escola de Moda também ofereceu, este ano, um curso específico de confecção de bolsas e acessórios.

O Fundo Social de Solidariedade também coordena a Escola de Beleza, que oferece curso de manicure e pedicure para mulheres, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade. As alunas recebem capacitação no que diz respeito à higienização e cuidados da aparência das unhas e dos pés, bem como a preparação e esterilização dos materiais de trabalho.

O curso tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e acontece no Centro de Referência da Mulher (CEREM), possibilitando a qualificação com geração de renda para mulheres que, muitas vezes, são responsáveis pelo sustento de sua família.

A cada dois meses, as escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de Solidariedade formam, em média, 85 pessoas. Ao concluírem os cursos, todos recebem um certificado e partem em busca da realização de seus sonhos e de um futuro cheio de possibilidades.

Tags: