Fundo Social realiza formatura das Escolas de Qualificação Profissional

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) realiza nesta quarta-feira (2), às 19h, a Formatura de oitenta alunos das Escolas de Qualificação Profissional de Moda e de Construção Civil. Na ocasião, receberão certificado os sessenta alunos da quinta turma dos cursos de pedreiro, assentador de pisos e azulejos e encanador, além de vinte alunas da sétima e oitava turmas do curso de bolsas e acessórios. A cerimônia acontecerá no salão de vidro do Paço Municipal.

As Escolas de Qualificação Profissional são um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo que, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, formam e capacitam – gratuitamente – cidadãos maiores de dezoito anos em cursos de curta duração, proporcionando inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho à população, em especial às pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. As Escolas também contribuem com a formação de futuros empreendedores.

Localizada no Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”, a Escola de Construção Civil oferece aulas teóricas e práticas nos cursos de Pedreiro, Encanador e Assentador de Pisos e Azulejos. Disponibiliza apostilas, camisetas, materiais e possui espaços que reproduzem os ambientes de trabalho desses profissionais, propiciando o melhor desenvolvimento das técnicas. Ao final dos curso os alunos recebem uma bolsa auxílio caso estejam desempregados.

Já a Escola de Moda fica na Uniten do bairro do Éden e oferece cursos básico e avançado de corte e costura, por meio de uma parceria com o SESI. Durante os cursos, as alunas aprendem a manusear variadas máquinas de costura – como: reta, overlock, galoneira – e participam de atividades que possibilitam o desenvolvimento de habilidades básicas de costura, reconhecimento de tecidos, materiais e acabamentos, planejamento de corte no tecido e confecção de peças de vestuário.

A cada dois meses as escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de Solidariedade formam, em média, 85 pessoas. Ao concluírem os cursos, todos recebem um certificado e partem em busca da realização de seus sonhos e de futuro cheio de possibilidades.

Tags:,