Fundo Social de Solidariedade participa de encontro em Mairinque
Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, participou na tarde terça-feira (27), em Mairinque, da 17ª reunião de trabalho entre as primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais dos municípios das regiões de Sorocaba e Jundiaí. O encontro contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, e outras dezessete primeiras damas municipais.
O principal objetivo do encontro foi apresentar os resultados dos projetos realizados nos municípios em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado, como: Escola de Moda, Escola de Beleza, Escola de Construção Civil, Padaria Artesanal, Praça de Exercícios do Idoso e Horta Educativa.
Os projetos são realizados por meio de convênios e visam atender a população em situação de vulnerabilidade social. “O Fundo Social de Sorocaba realiza na cidade todos os projetos propostos pelo estado, com alguns diferenciais. Somos Polo da Construção Civil, o que significa que oferecemos três cursos na área da construção civil (pedreiro, encanador e assentador de pisos e azulejos), e ainda somos polo das Hortas Educativas, com 52 escolas realizando o projeto em suas dependências educacionais”, enfatizou Maria Inês.
Na reunião, Sorocaba teve a oportunidade de apresentar também outras ações importantes que são realizadas no município, por iniciativa do Fundo Social, como: The Big Draw – O grande desenho, Residência Artística, Danças Circulares, Natal Dourado, a Ressignificação de Resíduos e o trabalho com a primeira infância.
Para a professora Maria Inês, o encontro foi enriquecedor. “Pudemos perceber que estamos fazendo um trabalho significativo em Sorocaba, em termos de formação e capacitação. Conhecer outras experiências bem sucedidas e fazer novos contatos também é muito importante”.
A participação de Sorocaba no evento teve apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que montou uma horta vertical dos alunos do curso de design da Universidade de Sorocaba (Uniso), que levou uma luminária produzida com materiais ‘resignificados’, e também com o apoio das professoras do curso de moda, com peças do curso de corte e costura.
Lu Alckmin passou pelos stands das cidades elogiou o resultado dos trabalhos. “É bom ver todos estes projetos sendo desenvolvidos nos municípios e a dedicação que as presidentes e primeiras-damas têm com a sua população”, comentou Lu Alckmin.
Além de Sorocaba, participaram os municípios de Alumínio, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Ibiúna, Iperó, Itu, Itupeva, Jumirim, Louveira, Mairinque, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Tapiraí e Várzea Paulista.
Tags:Fundo Social
