Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/funcionarios-da-sema-receberao-capacitacao-sobre-queimadas/
Acessado em: 20/01/2026 - 06h44

Funcionários da Sema receberão capacitação sobre queimadas

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba vai realizar na segunda-feira (21) uma capacitação sobre queimadas com 11 funcionários da equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). O treinamento ocorrerá, das 9h às 11h, no Parque da Biquinha.

A capacitação ocorrerá numa parceria da Sema e da Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador de Sorocaba (Cerest). “O nosso objetivo é preparar a equipe para poder organizar, promover e articular ações de sensibilização da população em locais de maiores incidências de queimadas em nossa cidade”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Jessé Loures.

Na primeira palestra, os funcionários da Sema vão saber mais sobre queimadas e ações de sensibilização que podem ser utilizadas junto à comunidade. Em seguida, eles vão saber mais sobre as consequências das queimadas para a saúde da população.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

 

Campanha educativa

A Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas da Sema tem por intuito reduzir os focos de incêndio e sensibilizar a população quanto aos problemas decorrentes a esta problemática, fato que se agrava nesta época do ano pois corresponde ao período de estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios.

As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, comprometendo, principalmente quem sofre com problemas respiratórios crônicos, como a asma e a bronquite. Outro risco está na queima de lixo, quando são lançados na atmosfera compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas do planeta.

Para ajudar, a população deve fazer a sua parte denunciando uma ocorrência pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros). “Os munícipes também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada”, explica Jessé Loures. Além disso, é muito importante que os proprietários de terrenos mantenha-os limpos. A queimada é crime e a multa pode chegar a R$ 2.800.