Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/fss-forma-novos-profissionais-das-escolas-de-qualificacao/
Acessado em: 30/11/2025 - 08h37

FSS forma novos profissionais das Escolas de Qualificação

Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realiza nesta terça-feira (18), às 19h, a formatura das Escolas de Qualificação Profissional de Moda e de Construção Civil. A cerimônia acontece no Salão de Vidro, no andar térreo do Palácio dos Tropeiros.

Serão 104 formandos dos cursos de Construção Civil (pedreiro, encanador e assentador de azulejos), 10 do curso Beleza e 15 do curso de Moda. Totalizando 129 novos profissionais aptos para o mercado de trabalho.

O projeto Escolas de Qualificação Profissional forma e capacita cidadãos maiores de dezoito anos em cursos de curta duração. Gratuito, o projeto proporciona a inclusão social por meio de oportunidades no mercado de trabalho, em especial às pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

Localizada no Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”, a Escola de Construção Civil tem espaços apropriados para o desenvolvimento de técnicas e disponibiliza apostilas, camisetas e materiais. Ao final do curso os alunos recebem uma bolsa-auxílio, caso estejam desempregados.

Já a Escola de Moda fica na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), no Éden, e oferece, por meio de parceria com o SESI, cursos básico e avançado de corte e costura. Os alunos aprendem a manusear máquinas de costura, reconhecer tecidos, fazer acabamentos, planejamento de corte no tecido e confecção de peças de vestuário.

Manicure e pedicure são os cursos oferecidos para mulheres na Escola de Beleza, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As alunas recebem capacitação sobre higienização e cuidados das unhas e dos pés, assim como preparação e esterilização dos materiais de trabalho. As aulas ocorrem no Centro de Referência da Mulher (CEREM).