FSS abre Semana do Desenho com atividade no Paço
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Criatividade e imaginação. Isso é o que basta para se colocar em prática o que a cabeça começa a idealizar, seja em cores ou em preto e branco. E, para os próximos cinco dias (17 a 23), enquanto é celebrada a Semana do Desenho, o propósito é, de fato, aproveitar as ideias e transformá-las em arte.
O evento é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e, desta vez, não está vinculado ao “The Big Draw” (O Grande Desenho), já que seria necessário o pagamento de uma taxa de 2 mil libras, o que representa aproximadamente R$ 8 mil. A abertura ocorreu nesta segunda (17) e, no Paço Municipal, uma grande mesa foi colocada no térreo com papéis, lápis e outros materiais para uso daqueles interessados em desenhar.
“Todos nós, antes de aprendermos a ler e escrever, começamos fazendo desenhos. E o mais interessante é que não é necessário ter materiais sofisticados. Quanto mais criatividade, melhor”, destacou a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio.
Para 2016 o tema escolhido é “Um novo olhar…”. Segundo Maria Inês, a ocasião também é propícia para a aproximação familiar, já que a arte é capaz de unir, ainda mais em tempos que o uso das redes sociais e da internet acaba colocando à prova as relações interpessoais. “Queremos reafirmar a importância do desenho, que é uma comunicação universal”, acrescenta.
A Semana
A Semana do Desenho não tem caráter competitivo e para participar não é preciso saber desenhar. O evento é direcionado a qualquer pessoa que goste da arte, assim como para aquelas que acham que não conseguem. Em Sorocaba vão participar escolas, instituições, empresas e entidades, entre outros segmentos.
As atividades são articuladas ainda pelas Secretarias Municipais de Educação (Sedu), Esporte e Lazer (Semes), Cultura (Secult), Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Sema) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Conforme o FSS, as ações estão sendo pensadas de modo a incentivar pessoas de todas as idades a se conectar a um único objetivo: desenhar pelas inúmeras possibilidades que a atividade proporciona.
De acordo com o FSS, os desenhos podem ser feitos com todo tipo de material, desde os tradicionais como guache e lápis de cor, até com elementos da natureza, como folhas secas, pedras e madeira, materiais reciclados ou envolver tecnologia e inovação.
Tags:fss, Paço Municipal, Semana do Desenho
