Frequentadores do TJ recebem orientações sobre maus-tratos e violência sexual

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Cerca de vinte jovens de cada unidade vão participar desta ação

A Prefeitura de Sorocaba deu início nesta semana ao Projeto Claves, um trabalho de orientação sobre maus-tratos e violência sexual junto aos adolescentes dos Territórios Jovem (TJ). Na tarde desta terça-feira (01) o primeiro encontro reuniu doze garotos que frequentam as oficinas gratuitas de Kung Fu e Futsal no Território Jovem do bairro João Romão, localizado na Zona Leste da cidade.

Realizada pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a ação visa promover o fortalecimento dos adolescentes para enfrentar situações de maus-tratos e violência sexual, além de impedir as situações de abuso, interrompendo-as ou minimizando as consequências das que já ocorreram.

O projeto está sendo realizado nas unidades do Maria Eugênia, João Romão, Nova Esperança, Cajuru, Jardim Ipiranga, Iporanga, Habiteto e Aparecidinha. Até dezembro serão dois encontros por mês em cada unidade do TJ.

A cada encontro, Ana Cristina Miragaia, técnica de recreação e lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando oficinas com os adolescentes dos Territórios Jovens com material próprio do Programa Claves Brasil. Nestas oficinas, utilizando diferentes estratégias, os adolescentes identificam emoções, trabalham situações que possam ocorrer na vida cotidiana, refletindo quais podem apresentar risco de maus-tratos de qualquer tipo, seja físico, emocional ou sexual.

Neste primeiro encontro com o grupo do TJ João Romão, Ana Cristina Miragaia utilizou como estratégia o jogo “Dominó das Emoções”. A atividade objetivava que os adolescentes identificassem as diversas emoções, reconhecendo e associando a vivências do cotidiano. Divididos em grupos, os doze garotos receberam peças para o dominó que continham expressões faciais como alegria, tristeza, vergonha, raiva, admiração, confusão e medo. A cada peça colocada, eles falavam sobre o sentimento que ela representava e contavam um pouco de situações que vivenciaram com uma determinada emoção.

Roni Cunha, de 13 anos, faz aula de Futsal no TJ João Romão e, apesar de tímido, disse que o encontro foi bastante interessante, pois o tema é muito importante. “Foi bem legal, dá pra gente expressar o que estamos pensando e que muitas vezes não falamos para outras pessoas. Já presenciei situação de violência e não é legal, aliás, é bem ruim”, comentou o garoto.

Neste mês de setembro, o Projeto Claves volta à unidade do TJ João Romão na próxima terça-feira (dia 8), às 14h. Os demais encontros ocorrerão no TJ Maria Eugênia, a quarta-feira (dia 2), às 14h; no Nova Esperança, na terça-feira (dia 8), às 16h, e no dia 15, às 15h30; no Cajuru nos dias 9 e 16, às 14h; no Jardim Ipiranga, dias 14 e 15, às 13h30; e no Iporanga, nos dias 10 e 17, às 14h. As unidades TJ Ana Paula Eleutério e Aparecidinha ainda vão agendar as datas.

Sobre o Programa Claves Brasil

O programa Claves Brasil constitui numa proposta de trabalho para a prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infância e na adolescência, bem como promoção de bons tratos em família.

Através de uma metodologia lúdica e participativa, o curso desenvolve ações educativas centradas no desenvolvimento de fatores protetores e na redução dos fatores de risco frente à violência infanto-juvenil. Com o fortalecimento da criança e do adolescente, eles se tornam menos vulneráveis frente a situações difíceis e se tornam agentes de prevenção para si próprios.

Em julho de 2014, a Secretaria de Desenvolvimento Social capacitou cinquenta técnicos para que eles atuem com crianças e adolescentes em Sorocaba, utilizando ferramentas da metodologia Claves para desenvolverem oficinas com este público.

Tags:,