Quem visitar o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” neste fim de semana (21 e 22) pode conferir gratuitamente a exposição “Abelhas no Jardim”, do fotógrafo Sidney Cardoso e do apicultor Edson Sampaio. São 20 imagens de abelhas em seu ambiente natural e sendo manejadas racionalmente pelo homem em apiários e meliponários – lugar de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da atividade de Educação Ambiental é restabelecer o contato da população com a natureza e a responsabilidade de conservar as abelhas nativas. Além da instalação artística, também estão expostos painéis educativos sobre o tema.
As abelhas são insetos sociais que vivem em colmeias e que ensinam, em seu trabalho diário, uma das mais belas formas de se viver em harmonia com o ambiente. Elas são responsáveis pela polinização, que faz parte do ciclo de reprodução das plantas, e muitas destas flores vivem de forma dependente destes insetos. Além da polinização, a abelha pode ser provedora de mel de alto valor comercial e medicinal, geleia real, cera, própolis e pólen.
Durante este mês, a Secretaria do Meio Ambiente promoverá ainda uma programação que conta com visitas monitoradas aos sábados e domingos em dois horários: às 9h30 e às 14h30. A atividade é gratuita e a inscrição será feita momentos antes da visita.
Os sorocabanos podem conferir a mostra de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 28 de fevereiro. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.