Força-tarefa contra o Aedes vai às ruas no dia 13

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

A ação do Ministério da Saúde será deflagrada em todo o país como forma de conscientizar a população para a urgência de medidas preventivas de combate às doenças causadas pelo mosquito.

Uma força-tarefa está sendo montada em Sorocaba para combater o Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – numa ação conjunta marcada para o dia 13 de fevereiro, envolvendo equipes organizadas pela Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), Defesa Civil Municipal, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e Exército.

A operação será realizada na região Noroeste, das 8h às 14h, localidades com maior número de casos suspeitos ou confirmados dessas doenças ligadas ao Aedes. A iniciativa fará parte de uma ação nacional promovida pelo Ministério da Saúde em todo o País e que pretende reunir 220 mil militares e 300 mil agentes públicos nas ruas, no sábado (13).

A mobilização local contará, inclusive, com a participação de aproximadamente 40 soldados do Exército, 20 agentes da Sucen e 30 profissionais da Divisão de Zoonoses da SES. “Toda ajuda é válida nessa guerra contra o mosquito. Na próxima semana será definido o plano de atuação. As equipes contarão ainda com o apoio de lideranças de bairro e da comunidade religiosa”, destaca o secretário da Saúde, Francisco Fernandes.

Os grupos farão visitas de casa em casa para orientar a população quanto à importância de combater o mosquito transmissor e eliminar os possíveis criadouros de larvas, bem como o recolhimento de inservíveis. “Já realizamos dois Dias ‘D’ de combate ao Aedes e o efeito foi positivo. Esperamos de novo o apoio dos munícipes”, enfatiza Rafael Reinoso, diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES. A previsão é que a ação educativa contemple moradores de aproximadamente 2 mil domicílios dos dois bairros citados.

“Sorocaba foi escolhida para sediar esse evento porque é uma importante célula regional. Também vamos participar de outras iniciativas locais com o mesmo objetivo. Posteriormente, pretendemos atuar ainda em outras cidades da região”, adiantou o tenente-coronel Ariovaldo dos Santos Obregon, da 14ª Circunscrição de Serviço Militar do Exército, que tem sede em Sorocaba.

Segundo o coordenador Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares, a adesão do Exército nas ações preventivas ao Aedes é importante. “O impacto da atuação da Forças Armadas traz ainda mais credibilidade à iniciativa, o que ajuda no trabalho de esclarecimento da população quanto ao perigo dessas doenças, e em motivá-la a adotar ações preventivas”, finaliza.

Tags:,