Força-tarefa constata irregularidades em barracões de empresa ferroviária

Uma força-tarefa da Prefeitura de Sorocaba, formada por funcionários das Secretarias da Fazenda, Saúde e Meio Ambiente, Parque e Jardins, realizou na tarde desta sexta-feira (27) uma ação de fiscalização no pátio e barracões de uma empresa do ramo ferroviário.

A força-tarefa contou com três frentes de trabalho, incluindo a Seção de Controle de Zoonoses, Patrulha Ambiental e Fiscalização de terrenos particulares e as irregularidades mais graves foram as relacionadas a potenciais criadouros do mosquito Aedes-aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Os principais problemas constatados pelos agentes da Zoonoses foram as poças com água parada dentro dos barracões sem uso da empresa, visto que os telhados estão danificados e permitem a entrada de água de chuva. A equipe da Seção de Zoonoses da Secretaria da Saúde também encontrou água parada nos equipamentos sem uso, tanto no pátio da empresa como dentro dos barracões.

Nos casos de empoçamento de água dentro dos barracões da empresa, os agentes realizaram tratamento com larvicida, para neutralizar a possibilidade de desenvolvimento do Aedes, enquanto que os equipamentos sucateados que acumulavam água foram dispostos de forma a não mais possibilitar a existência de poças em seu interior, procedimento que foi mostrado aos funcionários da empresa que acompanharam a vistoria, para que tal situação não volte a ocorrer.

Paralelamente, a equipe da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal também constatou uma situação irregular na empresa ferroviária, de descarte incorreto de embalagens do veneno popularmente conhecido como mata-mato, que se encontravam jogadas no chão, possibilitando possível contaminação do solo e do lençol freático pela infiltração da água de chuva.

Neste caso, os integrantes da Patrulha Ambiental lavraram um auto-de infração como advertência à empresa, notificando-a a recolher imediatamente as embalagens.

 Conservação da linha férrea

Na próxima semana, a ação da força-tarefa terá um segundo momento, por meio da equipe de Fiscalização de Terrenos Particulares da Secretaria da Fazenda, que realizará vistorias na linha férrea, em atendimento à Lei Municipal 10.475 de 2013, de autoria do então vereador e atualmente prefeito José Crespo, que determina à empresa ferroviária a manutenção e conservação periódica de toda extensão de linha férrea no município, como limpeza de detritos, capina e roçagem na sua faixa de domínio.

 

 

 

Tags:, , ,