Fim de semana será de festa no Zoo de Sorocaba
A população poderá conferir o anúncio dos nomes dos filhotes de lobo-guará, uma peça de teatro e uma homenagem especial a alguns bichos do parque
Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderão conferir atividades especiais neste final de semana (dias 18 e 19) em comemoração ao aniversário do Zoo, que completa 46 anos de fundação, no dia 20 de outubro. Além do anúncio do nome dos dois filhotes de lobo-guará nascidos no parque e uma peça de teatro, a Prefeitura de Sorocaba vai promover uma homenagem a alguns bichos que habitam o local.
Coordenada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a programação foi elaborada para que toda a comunidade participe, conheça e aprenda um pouco mais sobre o Zoo, seus animais e, principalmente, sobre as ações individuais e coletivas que contribuem para a conservação do meio ambiente.
Uma das atrações será a peça de teatro itinerante “Deu a Louca no Lobo”, que acontecerá no sábado e no domingo, às 10h e às 14h. A história se passa em uma floresta de Cerrado onde João e Maria, perdidos dos pais, conhecem um filhote de lobo-guará que também está tentando achar sua família. Juntos, viverão uma grande aventura. A peça tem início no gramado próximo ao local onde ficam os jacarés.
No domingo, às 14h, serão anunciados os nomes dos dois filhotes de lobo-guará, em frente ao recinto do bicho. Até esta sexta-feira (17) a população poderá votar em um dos conjuntos de nomes: Solano e Pequi ou Buriti e Bacuri. Uma das maneiras de escolher é pelo site da Secretaria do Meio Ambiente (www.meioambientesorocaba.com.br).
No domingo, o público poderá conferir a partir das 9h30 uma homenagem especial que alguns animais do Zoo receberão, com direito a presentes especiais e bolos elaborados com alimentos da dieta de cada bicho.
Os primeiros a receber serão os elefantes. Em seguida, às 10h30, é a vez dos macacos-barrigudos. Às 11h, os chipanzés recebem a homenagem. Já à tarde, às 13h30, o avestruz será homenageado, seguido pelas onças-pintadas, às 14h30, pelos macacos-de-testa-branca, às 15h e, por último, às 16h, os tigres que habitam o Zoo. O visitante poderá acompanhar esse momento e as crianças poderão até mesmo ajudar a preparar o bolo de alguns dos animais.
A comunidade também poderá conferir a Exposição “Zoo de Sorocaba, 46 anos de histórias: e você também faz parte delas” e ter a oportunidade de relembrar fatos interessantes da história do parque, além de poder conhecer um pouco melhor sobre as verdadeiras funções de um Zoológico. Além de ser destinado ao lazer e recreação, o Zoo também é voltado à pesquisa, à conservação e à educação ambiental.
De acordo com a Sema, a população ainda está convidada a deixar registrada a importância do Zoológico em sua vida. Num mural de fotos, os interessados poderão colocar imagens tiradas no parque e que melhor retratam essa relação. Cada fotografia deverá conter um breve relato sobre o significado do Zoo. As fotos deixadas no mural, que será instalado no auditório aberto, farão parte do acervo de fotos do parque.
O “Quinzinho de Barros” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone 3227.5454.
Tags:Meio Ambiente, Meio Ambiente, Zoológico, Zoológico
