Nesta sexta-feira (10), Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) e a Secretaria da Saúde (SES) realizaram em parceria o encerramento da “Semana de Prevenção e Cuidados em Depressão – Cuidando das pessoas e prevenindo adoecimento”, com o 1º Festival de Esporte e Inclusão de Sorocaba e Região.
O evento que foi realizado pela manhã no Centro Esportivo “Dr. Pitico”, na Vila Angélica, reuniu cerca de 400 pacientes de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da região de Sorocaba, contando com participação de cidades de Campinas, Salto, Itu, Itapetininga, Cerquilho e Capão Bonito.
Entre as atividades promovidas estavam futebol society, basquete, vôlei de areia e atletismo. “É emocionante a gente poder ver a alegria estampada no rosto dessas pessoas”, afirmou a coordenadora da saúde mental da Prefeitura de Sorocaba, Luciana Togni Surjus.
A programação teve a participação do alunos curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba (Uniso) e diversas atividade, como “Entendendo como está a sua qualidade de vida”, jogos lúdicos, tênis de mesa, pebolim, xadrez e dama, e serviços de cosmética e estética, maquiagem, design sobrancelha e corte de cabelo feminino.
Os 400 pacientes participaram do Programa. Todos acompanhados pelos profissionais da Semes e SES, além dos estagiários de cada setor.