Férias na Bica” garantirá diversão e aprendizado à garotada até sexta-feira
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Na manhã desta segunda-feira (dia 11), a Prefeitura de Sorocaba deu início à programação gratuita da 10ª edição do Projeto “Férias na Bica”, no Parque da Biquinha. Mesmo com a chuva, 21 crianças participaram do primeiro dia de atividades e já estão aprendendo mais sobre o tema desta edição: “Animais da cidade e refúgios da biodiversidade”.
Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o “Férias na Bica” é uma opção de lazer durante as férias escolares para garotos e garotas, entre 7 e 11 anos de idade, proporcionando contato com a natureza, além de estimular uma infância saudável por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.
O objetivo das atividades é o de que as crianças aprendam a conviver e a respeitar as espécies da fauna, contribuindo para a conservação dos refúgios da biodiversidade. Além de descobrir a importância dos animais para o equilíbrio ambiental, a intenção é desmistificar crenças e mitos relacionados a algumas espécies, como o sapo, o gambá, o morcego e a coruja.
“Muitas pessoas têm medo de alguns bichos, seja por falta de informação, ou por orientação errada, e muitas vezes acabam colocando a vida do bicho em risco. A coruja, por exemplo, tem um mito ligado ao mau agouro e ao azar, mas isto é lenda e é isso que queremos mostrar para as crianças. Estas aves são animais muito importantes e que convivem com a gente, na cidade”, explica Cristiane Crispim, da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. Além disto, a ideia é mostrar às crianças como lidar com seus próprios medos e criar uma conexão emocional com o meio ambiente.
Outro assunto que é abordado junto à garotada é a dengue. “Vamos contribuir na campanha contra a dengue que está sendo feita em nossa cidade, para que as crianças tenham consciência e saibam quais os cuidados que devem ter em suas casas para não manter criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também das febres chikungunya e zika”, afirma Cristiane Crispim.
Giovana Cardoso, de 9 anos, moradora do bairro Jardim Europa, está participando pela primeira vez do Férias na Bica. “Estou achando muito legal, minha mãe que me disse que teria o projeto de férias e eu gostei da ideia”, contou a garota. “Se estivesse em casa, com essa chuva, estaria vendo televisão com certeza e aqui estou participando de várias atividades. Já brinquei de mímica, de batata-quente e estou fazendo amigos”, destacou.
Programação continua
Até sexta-feira (dia 15), a garotada vai participar de diversas atividades lúdicas e educativas, como bate-papo, oficinas, quizz e tarefa social para arrecadação de ração de cães e gatos para ONGs da cidade, entre outras.
Na quarta-feira, (dia 13), às 13h30, está agendada uma visita ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, onde eles terão a oportunidade de conhecer os bastidores do parque, os animais e saber do trabalho de educação e conservação existente, identificando mais um refúgio da biodiversidade. Para encerrar o projeto, na sexta-feira, às 9h30, será realizado o Grande Jogo, uma atividade interativa e dinâmica no formato de caça ao tesouro, relacionado ao tema desenvolvido durante toda a semana.
O Parque da Biquinha fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.
Tags:Férias na Bica, meioambiente
