Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/feminino-do-volei-de-praia-avanca-em-festival-de-campos-do-jordao/
Acessado em: 30/11/2025 - 12h52

Feminino do vôlei de praia avança em Festival de Campos do Jordão

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Quando se pensa em vôlei de praia, logo a imaginação remete às cidades litorâneas e quentes, onde costuma ser bastante praticada essa modalidade esportiva. Mas é na fria Campos do Jordão (SP), neste sábado (9), que Sorocaba vai disputar a chave principal do Festival de Vôlei de Praia Feminino, nas quadras do Tênis Clube local.

A dupla da Pró-Esporte, entidade que representa a cidade em competições oficiais de vôlei de praia, mistura a experiência da atleta Miriam Volkweis com a jovialidade de Kawane. A química resultou em duas vitórias na última terça-feira (5), durante a etapa classificatória, rendendo vaga no evento principal.

No último jogo, as sorocabanas enfrentaram Bárbara e Karina, as melhores ranqueadas na Federação Paulista de Volleyball. A partida parecia tranquila para Kawane e Miriam, fechando o primeiro set em 21 a 8. Porém, as adversárias se recuperaram no set seguinte, empatando: 21 a 11. Já no set final, decidido nos detalhes, Bárbara e Karina perderam por 10 a 15.

“Foram dois jogos difíceis e que exigiram bastante da gente. Só que nós tivemos superação no final”, falou Miriam. “E por mais que não estejamos no melhor dia, conseguimos fazer o jogo fluir nos momentos que precisávamos”, acrescenta a atleta de Sorocaba.

Miriam e Kawane vivem um ótimo momento nas quadras de areia. Além da classificação em Campos do Jordão, foram as campeãs da etapa de Bauru, há duas semanas, válida pelo III Circuito Paulista de Vôlei de Praia.

Com o avanço à fase decisiva, Sorocaba compete contra importantes nomes do esporte, como Carol, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, e Ana Patricia, ouro nas Olimpíadas da Juventude da China.

O Festival de Vôlei de Praia de Campos do Jordão leva as chancelas da Federação Paulista de Volleyball (FPV) e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).