Feira livre do São Guilherme recebeu ação educativa de prevenção às queimadas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A atividade educativa ocorrerá novamente no sábado (31) na feira livre de Brigadeiro Tobias

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) esteve presente na feira livre do Jardim São Guilherme na manhã desta sexta-feira (30) para a ação educativa da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas. Em torno de 100 pessoas participaram da atividade, que contou com uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies da região que sofrem com os incêndios, bate-papo e entrega de material informativo.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o objetivo da ação é alertar os moradores sobre os riscos à saúde pública e ao meio ambiente ocasionados pelas queimadas e reduzir o número de ocorrências no município. As queimadas se agravam nesta época do ano, pois corresponde ao período de estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios.

Na exposição, a equipe da Sema levou exemplares de seis espécies da região que sofrem com incêndios. São eles: tamanduá-bandeira, tatu-galinha, jabuti, teiú, pica-pau-do-campo e o ouriço-cacheiro. Os animais taxidermizados chama bastante a atenção do público em geral.

As ações da Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas estão sendo realizadas prioritariamente nos bairros com maior incidência de queimadas. Já a estratégia de utilizar as feiras livres é por ser locais de bastante movimento, com circulação de pessoas de diferentes faixas etárias. A atividade educativa ocorrerá novamente neste sábado (31), das 9h às 12h, na feira livre de Brigadeiro Tobias.
Saúde público e meio ambiente

Entre os problemas ocasionados pelas queimadas estão o aumento do número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.

Outro risco a saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, quando inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao fogo. Já denúncias para fiscalização devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba). A prática é criminosa e a multa pode chegar em até R$ 3.030,00, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.

As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.

 

  • 1 (137.99 KB)
  • 2 (154.23 KB)
  • 3 (148.89 KB)
  • 4 (127.83 KB)
  • 5 (173.74 KB)

Tags: