Feira de Teatro de Rua começa nesta quarta-feira e segue até domingo
Por: Secom
Evento conta com apoio da Secultur e terá apresentações, debate e lançamento de livro
Após hiato de um ano, a Feira de Teatro de Rua de Sorocaba volta a ser realizada na cidade a partir desta quarta-feira (23). O evento, cuja abertura acontece às 19h30, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, chega a sua sexta edição e conta com parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur). Neste ano, além de expandir as ações para outro espaço, englobando além da Praça Coronel Fernando Prestes e Frei Baraúna também o Parque das Águas, a feira contará, ainda, com apresentações noturnas, adiantou o organizador, Rodrigo Zaneti, do grupo teatral Nativos Terra Rasgada. Todas as atividades são gratuitas.
Até domingo o público poderá assistir espetáculo de 12 grupos tanto de Sorocaba, região, de outros estados e também do exterior. A feira também abrigará um ciclo de debates e lançamento de livro. “A feira foi idealizada a partir da Feira de Muares”, explica Zaneti. No entanto, diferentemente da tradicional feira de trocas ocorrida em Sorocaba, na Feira de Teatro de Rua a troca é imaterial. “Nesse caso trata-se de uma troca estética, cultural”. Para o organizador, a possibilidade de retomar com a feira é um ganho para toda a classe artística e para o público, considerando que uma das missões do teatro de rua é o de “deselitizar” o teatro, aproximando-o do público tanto na questão física quanto na linguagem. “A Secultur reconheceu a importância da feira, que é isso mesmo de trazer a leveza do teatro para o público, e entrou como parceira. Assim, está sendo possível realizá-la”, contou Zaneti.
Neste ano os organizadores resolveram prestigiar um local que, segundo eles, tem sido de extrema importância para a formação de público de teatro de rua, que é o Parque das Águas. Assim, por já receber ações mesmo do grupo Nativos Terra Rasgada, Palhaço Fusquinha de Porta Aberto e outros, o endereço foi incorporado à agenda de atividades.
Para o secretário da pasta, Werinton Kermes, a feira faz um resgate histórico da formação cultural da cidade, mas também aproxima a arte da população, que muitas vezes não têm acesso a um espetáculo. “Poder realizar a feira nesta gestão nos dá muita satisfação, pois a secretaria vem desenvolvendo, ao longo do ano, ações cujo foco é o de descentralização das ações culturais e diversidade de atividades”, defendeu.
A feira começa hoje e segue até domingo
Programação:
Dia 23 – Parque das Águas
19h30 – Aqui Jazz Circo (Cia 2 e meio/Sorocaba)
20h – Hoje Tem Espetáculo!!! (Grupo Rosa dos Ventos/ Presidente Prudente)
Dia 24 – Praça Frei Baraúna
16h – Anadias (Trupé de Teatro/Sorocaba)
Dia 24 – Praça Coronel Fernando Prestes
17h – Balaio Liberta (Cia. Teatro dos Ventos/Osasco)
Dia 25 – Praça Coronel Fernando Prestes
16h – El Chunfu (Palhaço Mortadela Frita/Venezuela)
17h – Era Uma Vez Um Rei (Grupo Pombas Urbanas/São Paulo)
Dia 25 – Oca dos Nativos
19h30 – Ciclo de debates: “O direito à cidade” – Convidados: Grupo Pombas Urbanas
Dia 26 – Parque das Águas
13h – Encontro do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR)
14h30 – lançamento do livro “Longa jornada do teatro de rua Brasil afora”, do escritor Marcio Silveira, do grupo Manjericão.
15h – Circo Del Fino (Teatro de Rocokoz/São Paulo)
16h – A Folia do Terreiro de seu Mané Pacaru (Grupo Mamulengo da Folia/Guararema)
17h – Pão e Circo (Coletivo Manelão de teatro/São Bernardo)
Dia 27 – Parque das Águas
15h – João Pé de Chinelo (Grupo teatral Manjericão/Porto Alegre)
16h – O Grande Pequeno Circo do Berinjela (Grupo Nativos Terra Rasgada/Sorocaba)
17h – O Vendedor de Verdades (Cia. Canina de Teatro de rua e sem dono/São Paulo)
Serviço: Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O Parque das Águas fica no Jardim Abaeté, as Praças Coronel Fernando Prestes e Frei Baraúna estão localizadas no Centro e a Oca dos Nativos fica na Rua Princesa Isabel, 607.
