Feira de Profissões deve fechar com público superior a 5.000
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Em sua sétima edição, a Feira de Profissões realizada pela Prefeitura na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios deve fechar com um dos melhores públicos. Até às 17h desta quarta-feira, aproximadamente cinco mil pessoas já haviam visitado o evento. Como a programação prevê atividades até às 21h, a expectativa é de que o público final seja superior a esse número.
No segundo e último dia de evento a movimentação de pessoas – a maioria jovens que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio – foi intensa desde a abertura, às 9h. Morador do Jardim São Conrado, Lucas Felipe Barbosa Lourenço chegou cedo a Feira. Percorreu todos os estandes das instituições de ensino superior, mas deteve-se bem mais naqueles que possuem o curso de engenharia, que pretende cursar. “Estou terminando o Ensino Médio. A faculdade é um sonho e vim aqui ver se consigo encaminhar”, disse esperançoso.
A movimentação também foi intensa no acompanhamento dos sorteios de brindes realizados pelos expositores ao público que se cadastrou em seus respectivos estandes. Bolsas parciais de ensino (50%) para curso superior, curso de língua estrangeira, curso de qualificação profissional, além de mil livros da Editora Senac ou bolsas de estudos para vendedor e corretor de imóveis estavam entre os brindes que seriam sorteados até o final do evento, às 21h. Os ganhadores serão comunicados pelos contatos deixados no cadastro.
A Feira de Profissões é uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com objetivo de ajudar os jovens na difícil decisão de escolher um futuro profissional com um curso superior. São vários estandes de Universidades, Escolas Técnicas e de nível superior com amplo material para esclarecer as dúvidas do público sobre as carreiras que cada instituição oferece.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, a grande participação dos jovens sorocabanos mostra que mais uma vez a feira foi um sucesso, que é uma importante ferramenta que a Prefeitura oferece para ajudá-los em um momento tão importante da vida, a escolha do caminho profissional. “Na feira eles puderam conhecer um pouco mais sobre as instituições e os cursos que elas oferecem. Isso já é uma ajuda para que façam suas escolhas”, disse.
Este ano, a Feira de Profissões contou com a participação de 34 organizações, entre universidades, escolas de Ensino Técnico e Superior, agências de emprego, empresas e instituições. Além de conhecer o que cada participante oferece, o público pode assistir a palestras e apresentações de experiências práticas que possibilitarão conhecerem melhor a profissão que os interessa.
“Sorocaba do Futuro”
A novidade nesta edição da Feira de Profissões foi a ação “Como quero a Sorocaba do Futuro”. A iniciativa da Sedet teve por objetivo coletar, junto ao público, principalmente dos jovens, ideias para serem aproveitadas pela Administração Municipal e, assim, ajudar a construir uma cidade melhor para o futuro. Em um painel disposto no segundo piso da Uniten, os jovens puderam deixar nome e a mensagem de como é a cidade que deseja nos próximos anos.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Feira de Profissões
