Feira Crespa leva a cultura negra aos sorocabanos

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os sorocabanos que compareceram na tarde desta sexta-feira (dia 20) à Feira Crespa (Comunidade de Representantes e Empreendedores da Sorocaba Preta) já puderam conferir uma série de atividades gratuitas totalmente dedicadas à cultura afrodescendente. O evento ocorrerá até às 22h desta sexta-feira no Parque dos Espanhóis, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A principal atração será o show gratuito da Comunidade Samba da Vela, a partir das 21h, encerrando a festa.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) e a Secretaria da Cultura (Secult), a Feira Crespa tem o objetivo de agregar os empreendedores afrodescendentes de Sorocaba dando visibilidade a sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra na cidade.

A autônoma Fernanda Souza Figueiredo, moradora do Jardim Tatiana, prestigiou a Feira Crespa, ao lado de seu marido Marcos e suas filhas Laura, de 12 anos, e Maria Rita, de 7 anos. “Gosto muito deste tipo de evento. Acho muito importante mostrar as minhas filhas as suas origens e aqui tenho esta oportunidade”, comentou, enquanto aguardava sua filha mais velha fazer uma trança em uma das tendas da Feira Crespa. “E vim aqui porque vai ter oficina de turbante também. Acho lindo”, destacou.

Até as 22h, o público do evento ainda poderá conferir apresentações de música, desfile de moda afro, oficinas e exposição de trabalho de artistas sorocabanos.


Comunidade Samba da Vela encerra evento

Fundada em 2000 pelos sambistas Magnu Sousá, Maurílio de Oliveira, Paquera (in memorian) e Chapinha, a Comunidade Samba da Vela consiste num encontro de compositores, que sem espaço para divulgar suas composições, fazem dessa reunião um verdadeiro culto ao que há de mais genuíno na cultura brasileira – o samba -, e que tem a “vela” como o ‘relógio’ que determina o início e o encerramento desta reunião.

Tomando como parâmetro as cores rosa, azul e branco, que representam a comunidade, o grupo criou um calendário em que, mais uma vez, é a vela quem dita os passos. Durante quatro semanas, sob a chama de uma vela rosa, os compositores apresentam apenas sambas inéditos. Distribuem-se as letras e a comunidade os canta pela primeira vez.

Nas quatro semanas seguintes, desta vez sob a luz da vela azul, cantam-se os sambas apresentados na vela rosa. É o momento de assimilação e avaliação dos novos sambas. Cada compositor defende seu samba diante da comunidade.

Os laureados pelos fundadores do Samba da Vela têm suas letras editadas num caderno que é distribuído gratuitamente nos dois meses seguintes a todos os visitantes, quando são acesas as velas brancas. Após o encerramento do “ritual” é servida uma sopa preparada pelo Chefe Oliveira, e os frequentadores começam a semana se sentindo abençoados.

Os cadernos produzidos deram frutos por meio dos lançamentos dos CDs “A Comunidade do Samba da Vela”, em 2004, e “A Comunidade Samba da Vela – Revelando Novos Compositores de Samba”, em 2012, este com Patrocínio Exclusivo da Petrobras e apoio de Lei Federal de Incentivo a Cultura.

Ao longo de quinze anos de existência, o “Samba da Vela”, revelou para todo Brasil compositores desconhecidos do público, através de canções gravadas por grandes nomes de nossa música, como Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Alcione, Nãnãna da Mangueira, Quinteto em Branco e Preto, Fabiana Cozza, entre outros, e gerou o surgimento de mais de duzentas Comunidades de Samba em todo Brasil.

O Samba da Vela acontece todas as segundas-feiras, às 21h, na Casa de Cultura de Santo Amaro, em São Paulo, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos.

        Segue abaixo a programação da Feira Crespa:

 

17h – Desfile Afro

18h – Salada Samba Rock

18h – Oficina de Turbante – Jaqueline Moraes, do Abayomin

19h – Encontro das Escolas de Samba

21h – Comunidade Samba da Vela

 

Tags:, ,