Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/feira-beco-do-inferno-reunira-mais-de-50-artistas-em-rua-de-sorocaba/
Acessado em: 19/01/2026 - 06h47

Feira Beco do Inferno reunirá mais de 50 artistas em rua de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Neste domingo (dia 5), ocorre a 1ª edição da Feira Livre de Arte Beco do Inferno em Sorocaba, das 13h às 20h. O evento reunirá mais de 50 artistas da cidade, que vão expor e comercializar seus produtos na Rua Leite Penteado, uma travessa da Rua São Bento, no Centro, que antigamente era chamada de “Beco do Inferno”.

Organizada pelos artistas Dah Fiore, Flavia Aguilera, Rafael Assis, Lígia Mazzer, Pedro Alberto, Ananda Jacques e Carol Paiffer, a feira independente terá apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Segundo Dah Fiore, esta vontade dos artistas se reunirem e realizarem uma feira na cidade existia há algum tempo. “Queríamos fazer algo parecido com o que é feito na Avenida Paulista (em São Paulo). E na Feira de Arte do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), que aconteceu em dezembro do ano passado, a Lígia Mazzer teve esta ideia e começamos então a nos organizar”, conta.

Os artistas vão mostrar desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, literaturas, fanzines, cosméticos, artesanatos, vestuários, acessórios – tudo feito de maneira artesanal. De acordo com os organizadores, para a venda dos trabalhos será aceito apenas dinheiro.

A 1ª edição do Beco do Inferno também terá shows ao longo do dia, como a banda Alamanda (Folk, Rock e Blues), Orgânica (músicas autorais e experimentais), a cantora Ananda Jacques, com participação especial da Paula Cavalciuk (MPB e autoral), Doce de Jeca (forró); dança, apresentação de ilusionismo, palhaços e declamação de poesias com os grupos Realejo Poético e Poeta em Queda. “Na feira vamos mostrar e vender nosso trabalho, além de fazer contato com outros artistas da cidade. Vai ser muito bom”, comenta Dah Fiore.

A vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social, classifica esse movimento dos jovens artistas da cidade como fantástico. “Muitos deles participaram de ao menos uma das sete edições do ‘Ocupação Jovem’ que a Prefeitura realizou, que também visava à valorização dos jovens artistas da cidade, à troca de experiência e ao estímulo à produção cultural. De alguma forma eles continuaram por conta própria com a proposta da ‘Ocupação’ e é muito bom ver que esse papel de fomento do poder público deu certo. Desejo um ótimo evento a todos e que tenhamos muitas edições”, destaca.

Mais informações sobre a Feira Livre de Arte Beco do Inferno podem ser obtidas na rede social Facebook: https://goo.gl/yAaVR1[1]

Endnotes:
  1. https://goo.gl/yAaVR1: https://goo.gl/yAaVR1