“Feira Amiga” trará benefícios para feiras, feirantes e consumidores

Lançamento oficial do Programa “Feira Amiga” será em julho

 

A Secretaria de Abastecimento e Nutrição estará lançando oficialmente no próximo mês o Programa “Feira Amiga”. O Programa é composto por diversas ações que valorizam os feirantes e possibilitam melhor qualidade de atendimento e estrutura aos consumidores.

 

As ações do ‘Feira Amiga’,  acontecem desde janeiro e já proporcionaram aos feirantes a possibilidade de participação em curso desenvolvido pelo Sebrae; atualização cadastral; o Projeto Cultura na Feira que já realizou o carnaval na feira e exposição de quadros; e o Educafeira, que é uma barraca educativa, com o objetivo inédito de atuar nas feiras livres da cidade de Sorocaba, auxiliando na orientação e conscientização das pessoas sobre a necessidade de uma alimentação balanceada e saudável, oferecendo cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, visando a promoção integrada da saúde, para a transformação de hábitos alimentares e melhor qualidade de vida.

 

Além de todas estas ações, o recadastramento de feirantes vem ganhando atenção especial dos técnicos da Secretaria, pois é fundamental que todos os feirantes realizem seu cadastro anual, isto garante a ele a autorização para exercer sua função na feira, evita que ambulantes ocupem esse lugar, uma vez que é ilegal e poderá ser autuado pela Seção de Fiscalização da Prefeitura. O prazo para o recadastramento terminou em março, porém a Secretaria prorrogou o prazo até dia 10 de julho, para que todos que ainda não se recadastraram ainda consigam fazê-lo.

 

Todos os feirantes recadastrados receberão no dia 20 de julho o Selo ‘Feira Amiga’, que tem por objetivo reconhecer o trabalho do feirante, valorizá-lo perante os consumidores e também o diferenciará dos demais. O selo será entregue pelo Prefeito José Crespo e pelo Secretário Alexandre Hugo em cerimônia que será realizada no Paço Municipal.

 

As demais ações que fazem parte do Programa, estão sendo elaboradas e implantadas, como a reestruturação da legislação, para transformar Minifeiras e Varejões em Feiras Livres; a implantação de sistema informatizando do cadastro das feiras e dos feirantes; o chamamento para novas vagas para empreendedores que desejam atuar como feirantes; pintura e demarcação de solo; sinalização; a campanha de limpeza pós feira; a elaboração do fluxograma de atendimento e solicitações dos feirantes; a disposição de banheiros químicos para os feirantes; o lançamento de novas feiras (devendo ser 4 novas feiras ao ano); comemoração ao dia do feirante (25/08); instalação de placas informativas, contendo nome, dia e horário de funcionamento de cada feira e a elaboração de Cartilhas Educativas que deverão estar disponibilizadas até Março/2018.

 

O secretário explicou que os feirantes são empreendedores que merecem todo respeito e melhores condições para desenvolver suas atividades. É por isso que lançamos o Programa ‘Feira Amiga’, para melhorar as feiras para os feirantes e seus consumidores. A feira deve ser um espaço alegre, com produtos de qualidade e onde feirantes e consumidores sejam respeitados e valorizados.