Fanfarras das escolas municipais ganham novo regente
Por: André J. Gomes
Foto: Zaqueu Proença
Muito mais que uma banda musical, a tradicional fanfarra é uma eficiente ferramenta pedagógica. Atividade dinâmica e abrangente, desenvolve as capacidades cognitivas e artísticas dos alunos, além de resgatar e fortalecer valores como o companheirismo, a disciplina e o espírito de equipe.
Pensando em tudo isso a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, deu início a um movimento para retomar as fanfarras na rede municipal de ensino. A partir de agora, as escolas municipais Getúlio Vargas, Matheus Maylasky, Leonor Pinto Thomaz, Flávio de Souza Nogueira e Achilles de Almeida ganharão um importante incentivo para formar e consolidar suas próprias fanfarras.
Quem conduzirá a empreitada será o maestro Fernando Rabello, que venceu recentemente um processo licitatório coordenado pela Secretaria de Licitações e Contratos. Profissional com grande experiência na área, Rabello vai atuar nas cinco unidades desde a formação das equipes, escolha do repertório e organização dos ensaios. Entre outros grupos, o maestro ganhou destaque à frente da Banda Marcial de Sorocaba.
Depois de formadas as fanfarras nas cinco unidades escolhidas, a expectativa é ampliar aos poucos essa atividade de modo a atender toda a rede municipal de ensino.
Para a secretária da Educação, Marta Cassar, o projeto de musicalização nas escolas da rede é um dos desafios da pasta, por conta dos inúmeros benefícios dessa atividade cultural, recreativa e pedagógica que muito podem contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos.
