As comemorações que marcaram a manhã deste 7 de Setembro em Sorocaba contaram com a presença de muitas famílias. Às 8h um Ato Cívico no Parque das Águas, organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) e o 7º Batalhão de Polícia Militar abriu a homenagem aos 194 anos da Independência do Brasil.
Durante a solenidade foram hasteadas as Bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e do município de Sorocaba e a Banda Regimental de Música do CPI-7, da Polícia Militar, executou o hino nacional e o hino da Independência.
Um pouco antes do início do desfile uma chuva rápida caiu no Jardim Abaeté. Foram cerca de cinco minutos e isso não assustou o público que, na contagem dos organizadores, superou 5 mil pessoas. Os irmãos Gilson Luiz da Silva, de 71 anos, e Maria Luíza da Silva, de 78 anos, trouxeram guarda-chuva e contaram que mesmo que caísse uma pancada forte, eles ficariam. “Somos muito patriotas”, explica Luiz. “Eu me emociono com eventos como este. A gente tem que lembrar a importância de ser brasileiro”, complementa a aposentada.
O desfile de 7 de Setembro começou com a participação militar. Soldados do Exército, da Marinha, da Polícia Militar, do 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra (TG) e veteranos percorrem a avenida Dom Aguirre. A presença da cavalaria e dos cães policiais foi muito aplaudida pelos espectadores. Também desfilaram as polícias civil e federal e a Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM), que trouxe crianças com idade entre 1 e 3 anos vestidas com uniformes da corporação.
Outro momento marcante foi a passagem dos jovens que são atendidos pelo Proerd – que é o programa de resistência às drogas da polícia militar e o grupo da GCM “Formação Cidadã”, que visita hospitais, asilos e creches fazendo um trabalho de cidadania durante o ano todo.
Os veículos oficiais motorizados vieram com as sirenes ligadas encantando crianças e adultos, até mesmo o helicóptero Águia da Polícia Militar marcou presença sobrevoando o Parque das Águas, alinhado com as viaturas que desfilavam.
O analista de sistemas Cássio Turina trouxe a filha Isadora, de 6 anos, que carregava pompons de fitas verdes e amarelas, que ela própria confeccionou na escola. “Ela está adorando tudo. É a segunda vez que vem no 7 de Setembro”, diz o pai. “É bonito”, completou a menina sorridente.
Também participaram do desfile entidades civis como a Ordem DeMolay, o Rotary Clube Internacional, a Legião da Boa Vontade, a Guarda Mirim de Sorocaba, o Clube Desbravadores e Aventureiros, diversos grupos de escoteiros e Jeep Clube, entre outros. Gustavo Gentil, de 12 anos, desfilou representando o 20o. Distrito Escoteiro, Grupo Rêkoy, que em tupi-guarani significa “família”. “Os escoteiros ensinam o respeito ao próximo e isso tem tudo a ver com patriotismo”, contou o pequeno escoteiro.
A professora Daniela de Oliveira veio com a filha Lorena, de 3 anos. A menina trouxe uma Bandeira do Brasil que acenou para todos durante o desfile. “Essa semana ela estudou o quê é o 7 de Setembro na escolinha, por isso sabe o sentido de tudo isso”, conta a mãe orgulhosa.