Famílias começam a mudar para o Residencial Viver Melhor
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
A chegada das 416 famílias que vão ocupar os apartamentos do Residencial Viver Melhor começou nesta terça-feira (16). Para garantir organização e tranquilidade durante a mudança, a Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) organizou um esquema com horários e datas pré-determinados.
A dona de casa Ionete de Sena França, 35 anos, foi uma das primeiras a chegar. Com ajuda do marido e dos filhos ela descarregava o caminhão. Trouxeram os objetos normais de uma casa: cama, geladeira, fogão, roupas, utensílios domésticos, além de objetos de valor sentimental, como o violão da filha de 14 anos, 04 passarinhos e 01 peixinho. A dona de casa estava aliviada porque as prestações da casa onde morava antes, no Jardim São Marcos, estavam atrasadas. “A gente corria o risco de despejo. Agora nunca mais vamos passar por isso”, desabafa.
No dia e horário agendados, cada morador chega com a mudança e apresenta RG e CPF na portaria do condomínio. Cada família tem duas horas e meia para concluir sua mudança. O residencial é dividido em 3 condomínios: Viver Melhor I, II e III e fica no Jardim Betânia. Os apartamentos têm 42 m² com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, além de uma vaga na garagem.
Ainda nesta terça-feira (16), Elisângela Rodrigues, de 20 anos, chegou com o marido, o pedreiro Luiz Carlos de Souza e os dois filhos, um de 4 e outro de 1 ano de idade. “Sempre morei no sítio, viver num lugar no Centro, perto de tudo, vai ser uma experiência nova em nossa vida”, comentou ela, que nasceu e cresceu em Brigadeiro Tobias.
Também se mudaram o aposentado Jeferson Carlos, a esposa Magali e mais quatro pessoas, entre filhos e enteados. Eles vão ocupar um apartamento no quarto andar de um dos blocos, mas não reclamam de ter que subir e descer as escadas. “É um esforço bom, afinal, conseguimos a nossa casa”, comenta. O enteado Hélio, 18 anos, ajudou a carregar móveis e caixas e fez tudo isso cantando, com fones no ouvido ele contou que estava ouvindo rap. “Assim nem percebo o tempo passar.”
Data e horários
A listagem com as datas e horários previstos para a mudança de cada família que integra este primeiro grupo de beneficiados foram publicadas no Jornal Oficial “Município de Sorocaba” de sexta-feira (12). Na próxima sexta-feira (19) será publicada uma segunda relação.
Segundo a Sehab, é obrigatório o cumprimento da data e horário determinados para a mudança porque a partir desse prazo o imóvel passa a ser total responsabilidade do morador, inclusive no que diz respeito a evitar a invasão.
A entrega das chaves ocorreu no último dia 11. Os imóveis foram construídos por meio do programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal, da agência “Casa Paulista” do governo estadual e do “Nossa Casa”, que é o programa da Prefeitura de Sorocaba, executado pela Sehab.
O equivalente a 95% do valor de cada imóvel é subsidiado pelos governos Federal e Estadual, sendo que o restante é pago pelo morador, por meio de financiamento na Caixa Econômica Federal (CEF), com prazo para quitação de dez anos. As parcelas variam de R$ 25 a R$ 80 por mês e correspondem a até 5% da renda da família beneficiada.
Tags:Habitação, residencial “Viver Melhor”
